No Natal, as lojas enchem-se de pessoas ávidas para descobrirem os melhores presentes para os seus entes queridos. A confusão é mais que muita, o que faz subir exponencialmente os perigos relacionados quer com perdas, quer com roubos quer com más utilizações dos cartões de crédito e de débito. Ainda assim, a Visa Europe frisa que o dinheiro de plástico é mais seguro do que as tradicionais notas, recordando que "dinheiro perdido não é recuperável, mas cartões perdidos podem ser bloqueados com uma simples chamada telefónica e podem ser rapidamente substituídos". Para que a quadra natalícia não lhe traga dissabores, aceite um conjunto de dicas dadas pela Visa para as mais variadas ocasiões em que tem que puxar o cartão da carteira.
Novos cartões
- Assine imediatamente o painel de assinatura
- Memorize o PIN (número de identificação pessoal) e nunca o escreva
- Se escolher o seu próprio PIN ou resolver mudar o que lhe foi atribuído, evite escolhas óbvias, tais como a sua data de aniversário ou número de telefone
- Não utilize o mesmo PIN para todos os seus cartões
- Não guarde o PIN junto do seu cartão
- Não diga o seu PIN a ninguém
Em casa
- Guarde os seus talões de compra e de operações no ATM. Verifique o seu extracto bancário e compare com os talões
- Se alguma das quantias estiver incorrecta ou se detectar uma transacção que não foi efectuada por si ligue imediatamente para o banco emissor do seu cartão
- Guarde uma lista dos números dos seus cartões, juntamente com os números para os quais deve ligar em caso de perda ou roubo
Nas lojas
- Verifique que a quantia no seu talão de compra está correcta e que o total está preenchido antes de assinar
- Certifique-se que não está a ser observado por ninguém que possa ver o seu PIN e a quantia transaccionada
- Assegure-se que o comerciante lhe devolve o cartão, assim como a cópia do talão
- Guarde o seu cartão consigo em local seguro - tenha cuidado com os carteiristas
- Não deixe o seu cartão no porta-luvas do carro
Compras por telefone e correio
- Quando faz uma encomenda por telefone ou por correio só dê o número do seu cartão se tiver total confiança relativamente à reputação da empresa
- Pode-lhe ser pedido o código de segurança do seu cartão - os 3 últimos algarismos que estão no verso do cartão, visíveis no painel de assinatura. Dê esse código ao comerciante, mas nunca dê o seu PIN
Compras online seguras
- Nenhum comerciante na internet deverá, em hipótese alguma, solicitar o seu PIN - por isso nunca o dê
- Certifique-se que os detalhes do seu cartão estão codificados antes de serem enviados pela internet. Procure por uma chave ou cadeado na parte inferior esquerda da janela do browser ou verifique o endereço do sítio electrónico que deverá começar por "https://" (ligação segura) em vez de "http://"
- Compre em comerciantes que conheça ou faça uma pesquisa sobre o comerciante antes de comprar, para se assegurar de que tem uma boa reputação e é de confiança
- Guarde o registo das suas transacções na internet, incluindo o endereço do comerciante - conhecido como URL. Muitas lojas online enviam mensagens electrónicas aos clientes com um resumo dos detalhes da compra. Guarde essas mensagens
- Antes de efectuar uma compra, leia as políticas de entrega e de devolução que deverão estar na página principal do sítio electrónico do comerciante. Podem os bens que não o satisfaçam ser devolvidos? Se os bens tiverem defeito poderá obter um reembolso ou uma nota de crédito?
- As páginas dos comerciantes devem, também, conter informação sobre as entregas, os custos, a moeda aceite e os impostos que serão aplicados
- Procure por um número de telefone ou um endereço de email e anote-os, para o caso de surgirem algumas dúvidas
- Confirme o seu extracto regularmente e se notar algo de estranho reporte, de imediato, esse facto ao seu banco
Levantar dinheiro em segurança
- Tenha o seu cartão pronto a usar
- Se o ATM mostrar sinais de adulteração/modificação, não o utilize e dirija-se a outro ATM
- Certifique-se que não está a ser observado por alguém ao digitar o PIN (e também que ninguém vê a quantia que está a levantar)
- Guarde o seu dinheiro, cartão e talão imediatamente - não fique junto da máquina a contar o dinheiro
- Se o ATM danificar ou retiver o seu cartão, telefone imediatamente ao emissor do cartão (banco ou outra organização) que o possam substituir
- Se pessoas estranhas se oferecerem para ajudar, rejeite a ajuda
- Olhe à sua volta - especialmente à noite. Se a iluminação não for boa ou se o ATM se situar num local isolado, utilize outro caixa automática
- Se o ATM se situar numa cabine e tiver que passar o cartão para entrar, não deixe que estranhos entrem consigo
- Se chegar ao ATM de carro, lembre-se de não deixar as chaves ou outros valores na viatura. Nunca deixe o motor do carro ligado
- Leve sempre o talão. Compare o seu extracto mensal com os talões - protege-o contra as fraudes e torna mais fácil guardar os registos