Exclusivo

Contas Públicas

Vitor Gaspar pede disciplina orçamental: países como EUA, França e China têm de "por a casa em ordem"

A dívida pública mundial poderá chegar aos 100% do PIB daqui a cinco anos, alerta o Fundo Monetário Internacional no Fiscal Monitor divulgado esta quarta-feira. China, França e EUA são os três principais ‘motores’ do disparo. Vítor Gaspar pede disciplina orçamental

Sede do Fundo Monetário Internacional em Washington DC, nos Estados Unidos
STEFANI REYNOLDS

Vítor Gaspar dá uma má notícia este ano: a dívida publica mundial poderá chegar perto de 100% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030. E, no quadro de um “cenário adverso severo”, aquele rácio poderá chegar aos 117% já daqui a dois anos, “representando o nível mais elevado desde a 2ª Guerra Mundial”.

Esta ameaça leva o economista português a recomendar que a tarefa número um em todos os países é “por a casa orçamental em ordem”. “É crucial que as autoridades mantenham disciplina orçamental. Falhar nesse objetivo pode transformar a política orçamental de uma fonte de confiança, proteção e apoio em instabilidade e turbulência”, avisou o economista português.

O ex-ministro das Finanças deixou um recado para os colegas em exercício: “Os ministros das Finanças devem construir confiança, tributar de forma justa, gastar com sabedoria e adotar uma visão de longo prazo”.