Exclusivo

Contas Públicas

As contas públicas portuguesas este ano estão em risco?

Esta quarta-feira serão divulgados os resultados orçamentais de 2024, e tudo aponta para um brilharete, logo, um ponto de partida mais favorável para 2025. Ainda assim, há riscos para as contas públicas este ano. A começar por um abrandamento económico, devido à escalada da guerra comercial e tensão geopolítica. Mas, o cenário principal dos economistas aponta para aceleração económica e novo excedente orçamental em 2025

Tiago Petinga

O Instituto Nacional de Estatística (INE), em articulação com o Eurostat, publica esta quarta-feira os resultados das contas públicas portuguesas de 2024. E tudo aponta para um excedente orçamental bem acima do previsto pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, quando a sua equipa apresentou o Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025), em outubro do ano passado. Nessa altura, antecipava para 2024 um superavite de 0,4% do produto interno bruto (PIB).

Resta saber a dimensão do brilharete, que Miranda Sarmento terá de dividir em parte com o seu antecessor, Fernando Medina, que ocupou a pasta até ao final de março de 2024, ainda no Governo PS de António Costa.

O ponto de partida para este ano deverá ser, assim, bem mais favorável do que previsto pelo Ministério das Finanças. Recorde-se que no OE 2025, a meta inscrita para 2025 foi um superavite orçamental de 0,3% do PIB.

Apesar de tudo, há riscos para as contas públicas portuguesas este ano. Com destaque para um abrandamento económico provocado por uma escalada da guerra comercial espoletada pela administração Trump, nos Estados Unidos - e que vai afetar Portugal e a União Europeia (UE). Mas, ainda assim, o cenário principal dos economistas é uma aceleração da economia portuguesa, e um novo excedente orçamental.