Exclusivo

Contas Públicas

Bruxelas está mais otimista e revê em alta crescimento da economia portuguesa este ano para os 1,7%

A Comissão Europeia reviu em alta as suas previsões para a economia portuguesa, antecipando agora um crescimento económico de 1,7% face aos 1,2% anteriormente avançados. A procura interna reforça-se como motor de crescimento. Bruxelas assinala a inflação ainda alta nos serviços e o facto de o mercado de trabalho dever absorver os fluxos migratórios

João Carlos Santos

Os responsáveis europeus estão mais otimistas em relação ao desempenho da economia portuguesa para 2024 e 2025, sublinhando ao mesmo tempo que, depois de vários trimestres a beneficiar de fatores conjunturais (como a maior procura externa e o impacto da inflação), o "motor" da geração de riqueza deverá voltar a ser, na sua maioria, a procura interna.

A Comissão Europeia reviu em alta as suas previsões de crescimento para a economia portuguesa para este ano e o próximo. Nas previsões de primavera, divulgadas esta quarta-feira, 15 de maio, Bruxelas antecipa agora que o produto interno bruto (PIB) português cresça 1,7% em 2024 e 1,9% em 2025, quando antes antecipava apenas 1,2% e 1,8%, respetivamente.