Exclusivo

Contas Públicas

Portugal teve o segundo melhor desempenho das contas públicas na zona euro no segundo trimestre

Apenas quatro países da zona euro tiveram um excedente orçamental no segundo trimestre deste ano. Portugal foi um deles e alcançou mesmo o segundo maior superavit, logo atrás da Irlanda. Portugal também se destacou na redução da dívida pública, com a segunda maior queda do espaço da moeda única

MANUEL DE ALMEIDA

Se dúvidas houvesse de que Portugal, é, nesta altura, um dos ‘melhores alunos’ na Europa no desempenho das contas públicas, ficaram desfeitas esta segunda-feira, com a publicação dos dados do Eurostat relativos ao saldo orçamental e ao rácio da dívida no segundo trimestre deste ano. Portugal alcançou não apenas um excedente orçamental - foi um dos quatro países entre os 20 da zona euro com as contas públicas no verde -, como esse resultado foi o segundo melhor desempenho do espaço da moeda única, apenas atrás da Irlanda.

Ao mesmo tempo, o país ficou em segundo lugar no pódio na redução do rácio da dívida pública, só ultrapassado pela Grécia. Uma trajetória que colocou o endividamento português (em percentagem do Produto Interno Bruto) abaixo de França e de Espanha, embora ainda no quinto lugar dos mais endividados do euro.