Exclusivo

Contas Públicas

Centeno é o principal credor da dívida portuguesa

O Banco de Portugal detinha em carteira no final do ano passado mais de 76 mil milhões de euros em dívida pública portuguesa. O que o colocava como o primeiro credor do país, com 28% da dívida, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira

TIAGO MIRANDA

O Banco de Portugal (BdP) detinha em carteira no final do ano passado 86 mil milhões de euros em dívida pública e privada comprada ao abrigo dos programas de aquisição lançados pelo Banco Central Europeu (BCE), avançou esta quarta-feira o Relatório de Implementação da Política Monetária em 2022 pelo supervisor português.

Ainda segundo o relatório, 98% daquele montante seria constituído por dívida pública portuguesa e comprada a entidades supranacionais. Se considerarmos que 10% desta última carteira seria formada por títulos supranacionais, a dívida pública portuguesa nas mãos do BdP somaria, em 2022, cerca de 76 mil milhões de euros, pelas contas do Expresso.

Tendo a dívida publica fechado em 272,6 mil milhões de euros no final do ano passado, a carteira do BdP valeria 27,8%. Mário Centeno, o governador, é o principal credor de Portugal. Os empréstimos da União Europeia e dos fundos de resgate europeus valiam 21% no ano passado.