Economia

Dona da Milka e da Oreo vai desfazer-se dos rebuçados Halls e das pastilhas Trident

A Mondelez International vai focar-se no negócio dos chocolates e das bolachas, revelou esta terça-feira a empresa que ainda detém as marcas Trident e Halls, além da Oreo, Milka, Toblerone, entre outras

Bryan Steffy / Getty Images

A Mondelez International, dona de marcas como Milka, Oreo, Toblerone e Côte D'Or, vai avançar com uma reorganização da sua carteira de negócios, que incluirá a alienação de algumas conhecidas marcas do seu portefólio, incluindo a marca de pastilhas elásticas Trident e os rebuçados Halls.

O anúncio foi feito esta terça-feira pela Mondelez, na atualização do seu plano estratégico perante os investidores.

"A empresa anunciou planos para desinvestir do seu negócio de pastilhas elásticas, após ter concluído uma análise estratégica ao longo do último ano. A empresa também revelou a intenção de desinvestir do negócio Halls", informou a Mondelez em comunicado.

No seu "Investor Day", a Mondelez revelou que o seu objetivo de longo prazo passa por atingir um crescimento orgânico, em termos de receitas líquidas, de 3% a 5% ao ano (até agora o objetivo era genericamente de obter um crescimento de pelo menos 3%).

O plano da Mondelez passa por assegurar que, a longo prazo, 90% das suas receitas virão dos chocolates e bolachas.

"Os chocolates e bolachas são atrativos e categorias de consumo historicamente duradouras, tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes, com uma margem significativa para aumentar a penetração e o consumo per capita", explica a Mondelez no seu comunicado ao mercado.

Outra linha de ação da empresa, que é cotada no índice norte-americano Nasdaq, passa por investir mil milhões de dólares nos canais digitais. A Mondelez quer alcançar 20% de vendas online até 2030, acima dos 6% de vendas digitais registadas em 2021.

Presente em mais de 150 países, a Mondelez faturou em 2021 aproximadamente 29 mil milhões de dólares, o equivalente a 27,5 mil milhões de euros ao câmbio atual.