Economia

BCP arriscou milhões por erro de transferência a 14 de setembro mas clientes não foram prejudicados

As transferências feitas no dia 14 de setembro, um sábado, saíram erradas, segundo noticia este sábado o jornal Público. Clientes do banco receberam a dobrar, mas sistema do banco reagiu de forma rápida apesar de ser fim de semana

Bloomberg

Erro causado, supostamente, por atualização do sistema, fez com que as transferências feitas a 14 de setembro tivessem saído "adulteradas", como refere este sábado o jornal “Público”. Um "problema de ordem técnica", que como diz o jornal duplicou o valor de transferências feitas pelos clientes, abrindo um problema de milhões de euros na instituição bancária. E que terá sido minorado devido à reação atempada do sistema do BCP apesar de ser fim de semana.

Segundo dados recolhidos pelo “Público” junto de distintas fontes do sector bancário, as ordens de transferências feitas por clientes do BCP naquele dia foram concretizadas, mas o montante enviado duplicava face à indicação de quem dava a ordem de transferência, ou seja, se o cliente apontava para uma transferência de 100 euros, o destinatário recebia 200 euros na conta.

Tratou-se de um erro técnico, como referiu uma fonte ao jornal referindo que se terá tratado de uma atualização de sistemas. Este problema de duplicação terá superado os dez milhões de euros. Estes montantes não se deverão repercutir em prejuízos directos para o BCP, porque foram activados os mecanismos de protecção nestas situações, lê-se na notícia que o BCP liderado por Miguel Maya, não quis comentar em promenor.

O BCP tratou de informar os outros bancos receptores e estes terão devolvido o dinheiro erradamente creditado, embora não seja possível apurar que todas as ordens (duplicadas por erro) tenham sido revertidas.

“Não vamos comentar os pormenores”, respondeu o BCP banco que tem a Fosun e a Sonangol como principais accionistas. Não foi indicada a origem do problema, nem quais as medidas implementadas para remediar a situação.

Sabe-se apenas que o BCP informou o Banco de Portugal sobre este erro, mas o supervisor não fez qualquer comentário. A informação recebida da parte do banco, diz o supervisor “é utilizada pelo Banco de Portugal para realizar o necessário acompanhamento de supervisão do impacto dos incidentes no perfil de risco operacional das instituições, desafiando em permanência, no âmbito das suas atribuições, as medidas adoptadas para gestão destes eventos”.