Mudou de nome, afinou a estratégia, vai até mudar de sede, mas o passado não ficou para trás, ainda que muito vá ser diferente daqui para a frente. A GNB Seguros é agora Mudum, marca que bebe de “mudança” e “mundo”, e, embora já não esteja na sua insígnia e já nem seja acionista, o Novo Banco continua a ser o grande parceiro. Contudo, a seguradora que pertence agora ao Crédit Agricole quer ganhar mais mundo, ou seja, ter novos parceiros.
“Fazia todo o sentido mudar o nome. É uma maneira de simbolizar a transformação, o novo caminho”, refere em conversa com o Expresso o presidente executivo da Mudum, o francês François Baudienville. “Não fazia sentido” que o Novo Banco, depois de ter saído do capital no fim de 2020, continuasse a fazer parte do nome (GNB Seguros). O Crédit Agricole era parceiro do BES desde 2006 e continuou com o Novo Banco, até lhe comprar a sua posição entre 2018 e 2020 — mas a marca do grupo francês também não se adequava à companhia, diz. Por isso, veio a insígnia Mudum, que “representa um posicionamento de marketing”. “Queremos ser uma marca aberta ao mundo que está a mudar”, explica.