Exclusivo

Economia

Indicadores mostram a recuperação da economia portuguesa (mas há sectores que ficaram para trás)

O Expresso selecionou vários indicadores para acompanhar o impacto da crise e o andamento da economia. Uns mais económicos do que outros, mostram a recuperação desde a reabertura do país, após o segundo confinamento. Há até dados já acima dos valores pré-crise. Mas outros permanecem longe desse patamar

NUNO FOX

Cinco meses depois de o país começar a reabrir após o segundo confinamento geral para travar a pandemia de covid-19, a economia portuguesa está a recuperar e a atividade já se encontra perto dos níveis pré-crise. O segundo trimestre deste ano ficou marcado por um crescimento histórico, de 15,5%, depois do trambolhão inédito um ano antes, quando o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 16,4%.

Já no terceiro trimestre, os sinais relativos a julho são de algum abrandamento da dinâmica de crescimento, mas a economia portuguesa parece ter ganho novo fôlego em agosto, com o alívio das medidas restritivas associadas a covid-19. Para monitorizar como a atividade económica está a evoluir, o Expresso apresenta-lhe um painel com mais de 40 indicadores económicos, e não só.