A CaetanoBus já está a exportar autocarros a hidrogénio para a Arábia Saudita e as primeiras duas unidades chegarão a esse mercado na próxima semana, revelou Tiago Ramos, director de projetos de hidrogénio da CaetanoBus, numa conferência virtual da Apren - Associação de Energias Renováveis e da AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio.
"Já temos no total 28 unidades vendidas. Há duas já em operação no Norte da Alemanha e temos outras duas dentro do barco para ir para a Arábia Saudita. Na próxima semana começamos a operar na Arábia Saudita com dois autocarros a hidrogénio", afirmou o responsável da empresa portuguesa.
Na sua apresentação Tiago Ramos indicou ainda que a empresa já assegurou a venda de outros 17 autocarros a hidrogénio para a Alemanha, oito para Espanha (Barcelona) e uma para França (Paris).
A maior exposição da CaetanoBus à Alemanha é explicada pelo responsável da empresa com o desenvolvimento de infraestruturas de hidrogénio naquele país. "Quase todas as grandes cidades da Alemanha têm uma estação de hidrogénio", referiu Tiago Ramos.
O mesmo responsável indicou que os testes já feitos com o modelo H2 Citygold revelaram consumos reduzidos, em torno dos 6 quilos de hidrogénio por 100 quilómetros no Reino Unido e 7 a 9 quilos por 100 quilómetros na Alemanha.
Tiago Ramos notou que o novo modelo da CaetanoBus movido a hidrogénio é sujeito a testes de impacto e balísticos para verificar a sua segurança, referindo que "em caso de acidente automaticamente são fechadas as válvulas dos tanques de hidrogénio" e que em caso de incêndio os depósitos, instalados no tejadilho do veículo, estão desenhados para libertar o gás para cima, evitando riscos acrescidos de explosão no interior do veículo.