A Bolsa portuguesa subiu e os juros da dívida soberana portuguesa a 10 anos desceram no dia em que toma posse o novo governo liderado por António Costa, com os investidores animados com a expectativa de serem ativadas mais medidas de estímulo monetário na zona euro.
O índice PSI-20 subiu 0,96% em linha com os ganhos dos pares europeus. Os juros das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos recuaram oito pontos base para 2,36%, segundo dados da Thomson Reuters.
“A negociação na bolsa portuguesa foi marcada pelo apetite pelo risco por parte dos investidores com várias cotadas a negociar acima de 1%. A tendência compradora segue o sentimento europeu, que continua a ser patrocinado pela instituição monetária máxima”, diz Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB Portugal.
A nomeação de um novo governo apoiado num acordo entre partidos com maioria parlamentar retira algumas incertezas e traz mais visibilidade aos investidores, segundo analistas e operadores.
“Apesar de algumas questões por clarificar, espera-se agora que a normalidade económica regresse à economia portuguesa. Se até agora os agentes económicos adiaram algumas importantes decisões de investimento/consumo, a expectativa é que agora os projectos na gaveta sejam executados”, adianta numa análise.
Os CTT lideraram nas subidas, com um ganho de 5,38% para 8,754 euros por ação, seguidos do Banco BPI, que valorizou 3,81% para 1,145 euros.
O índice europeu FTSEurofirst 300 subiu 0,91% no dia em que o euro desceu para mínimos de sete meses face à moeda norte-americana.
Nos Estados Unidos, comemora-se hoje o Dia de Ação de Graças. Os mercados reabrem amanhã mas a sessão será mais curta.