O filme portugues "Tabú", do cineasta Miguel Gomes, na competição no Festival de Cinema de Berlim, foi exibido diante da crítica e teve boa receção, com bastante aplausos.
Portugal ficou doze anos sem participar no festival de Berlim e este ano poderá obter algum prémio. Trata-se de uma rara co-producao luso-brasileira, e o Brasil, que nõo teve nenhum filme selecionado, participa assim, indiretamente, no certame.
O filme conta o passado de uma senhora idosa, Aurora, que morre em Lisboa e faz um retorno à epoca da colonização de Moçambique. Uma morte ocorrida, dentro do filme, é mesmo noticiada pela frente de independência como sendo o primeiro ato contra o regime colonialista português.
Filme legendado no Brasil
Há mesmo o começo do filme com a chegada do colonizador, do tipo Livingstone, mas português, comido por um crocodilo. Porém, não se trata de tema político mas de uma história amorosa, guardada em segredo por Aurora, a personagem que lá vivera.
O filme faz também, como "O Artista", um retorno ao cinema mudo, como longas sequências na segunda parte, em cenas na África e Lisboa, sem som.
Um pormenor a destacar: Miguel Gomes confirmou que o filme passará no Brasil mas com legendas em brasileiro. Apesar da recente uniformização ortográfica, nem todos no Brasil compreenderão os diálogos.