O filme "Rafa", de João Salaviza, venceu o primeiro prémio da secção de curtas-metragens, distinguindo-se assim dos 27 em competição no Festival de Cinema de Berlim, cuja cerimónia de encerramento está a decorrer desde as 19h00 locais, 18h00 em Lisboa.
João Salaviza começou por dizer que estava "muito surpreendido e que teria preparado um discurso bonito se soubesse que ia ganhar".
No seu agradecimento, perante 1600 espetadores, disse ainda que dedicaria o prémio ao governo português. "Mas só na condição de nos ajudarem nos próximos anos, porque não sabemos o que vai acontecer com o nosso cinema", sublinhou. No improviso, João Salaviza destacou ainda o trabalho do protagonista do filme, Rodrigo Perdigão. "Ele fez mais do que eu pelo filme", mas não pode estar presente em Berlim. A terminar, dedicou ainda o prémio à família.
"Amo-vos muito", disse o jovem cineasta português, que já tinha ganho a Palma de Ouro das curtas-metragens em Cannes, com "Arena", em 2009.
A curta tem nos papéis principais Joana de Verona e Rodrigo Perdigão, e a sua história centra-se num rapaz de 13 anos, residente na margem sul, que vai para Lisboa à procura da mãe.
Veja um trailer de "Rafa":
RAFA teaser 01 from João Salaviza on Vimeo.