Autoridades sanitárias da Riviera Maya garantem que o destino é seguro.
Programas de prevenção e higiene nos aeroportos e hotéis da zona de Cancun, na costa do México, são apontadas como garantias do controlo e prevenção da gripe nestas áreas turísticas.A recomendação passou a ser feita a todos os turistas que chegam ao aeroporto de Cancun, na costa do México: lavar as mãos com frequência e contactar uma Linha de Saúde específica ao mínimo sintoma de gripe. Também nos hotéis foram feitos cursos de higiene e prevenção ao pessoal para evitar os riscos de contaminação da gripe nestas áreas turísticas - conforme adianta David Solorzano Escalante, director do Cristal, o departamento de Higiene e Saúde da Riviera Maya
"O México adoptou todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e a situação agora está muito melhor, ao ponto de estarmos abertos a receber turistas", afirma Solorzano Escalante."Cancun e todo o estado de Quintanarroo é um destino seguro para qualquer viajante", assegura Sara Chavez, secretária de Turismo deste estado do México. "Confiamos no trabalho que fizemos em parceria com as autoridades de saúde e nas medidas de higiene já adoptadas. Todas estas práticas puseram-nos à prova e estamos a redobrar esforços em matéria de medidas de higiene e prevenção".
"O México adoptou todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e a situação agora está muito melhor, ao ponto de estarmos abertos a receber turistas", enfatiza o director de Higiene e Saúde da Riviera Maya.Em Cancun, e todo o estado de Quintanarro, foram identificados até ao momento 40 a 50 casos de gripe, mas nenhum foi mortal. "Foi um dos estados menos afectados. Todos estes casos de gripe foram de menor gravidade e já estão controlados", faz notar David Solorzano Escalante."Nunca dissemos que não se passava nada em Quintanarroo. A nossa posição sempre foi a de enfrentar esta epidemia com uma grande responsabilidade e de adoptar as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde", frisa Sara Chavez. Sobre a recente declaração da OMS em elevar ao nível máximo de pandemia a gripe que teve o México como epicentro, a responsável de turismo adianta que no início de Julho será tornada pública uma posição oficial ao nível do país acerca do assunto. "Creio que o nosso estado de Quintanarroo podia até avançar com um sistema de certificação como destino seguro", sustenta Sara Chavez.