Cultura

Um tweet deu-nos os Pink Floyd de volta

Há novo disco a caminho. Era para ter nome inesquecível, mas eles recuaram - não se pode ter tudo, mas álbum teremos certamente.

Expresso

Foi um tweet que despoletou o cessar de um silêncio de 20 anos. Polly Samson, esposa do guitarrista e vocalista David Gilmour, anunciou no sábado o nome de um novo álbum dos Pink Floyd pronto para sair em Outubro deste ano. No domingo, foi confirmado à revista Rolling Stone por um representante de Gilmour. Intitulado "The Endless River", é o primeiro álbum da banda desde "The Division Bell", lançado em 1994.

"The Endless River", originalmente levado a cabo por David Gilmour e pelo baterista Nick Manson juntamente com o teclista Richard Wright, junta vário material consequente de sessões gravadas durante a produção de "The Divison Bell" a bordo do barco de Gilmour, atracado no rio Tamisa. Polly Samson descreve-o como o "canto do cisne" de Wright, falecido desde 2008.

Começou como um rascunho para um álbum de música ambiente exclusivamente instrumental. Iria chamar-se "The Big Spliff" ("O Grande Charro"), mas manteve-se apenas pela intenção. Segundo Durga McBroom-Hudson, uma das cantoras que participaram nas gravações, "The Endless River" marca o retorno ao grande charro, "mas desde então o David [Gilmour] e o Nick [Manson] acrescentaram muito mais coisas". Incluindo vozes e a co-produção de Phil Manzanera, membro dos Roxy Music que trabalhara anteriormente com Gilmour no seu álbum a solo "On An Island".

"The Big Spliff" teria sido assim o sucessor de "The Division Bell". No entanto, o ano de 1994 trouxe o ponto final no percurso da banda. Ano esse em que deram como terminado o que restava dos Pink Floyd após a "The Division Bell Tour", digressão do álbum que lhes valeu reacções mistas por parte da comunicação social e que Roger Waters, antigo líder da banda, avaliou como "lixo".

Foi também a digressão que assinalou a última passagem da banda por Portugal, com duas datas marcadas, 22 e 23 de julho, no antigo Estádio José Alvalade.

Contudo, apesar do regresso ao estúdio, ainda não foram reveladas intenções de um retorno aos palcos.