A Globo, uma das maiores produtoras de ficção e entretenimento do Brasil, anunciou a sua primeira telenovela em formato vertical. O projeto, adaptado às novas tendências de consumo de conteúdos e ao público mais jovem, foi pensado para plataformas de vídeos curtos como Tiktok e para o serviço de streaming brasileiro Globoplay.
Depois do sucesso da aplicação ReelShort, o canal brasileiro aposta no formato de curta duração para os dispositivos móveis. A empresa garante que este passo não significa “abandonar a TV”, mas uma forma de se mostrar aberta a ecrãs mais pequenos - mas de grande alcance - como o do telemóvel.
Além do formato 9:16, a Globo apostou num elenco jovem e conhecido nas plataformas digitais. Jade Picon, ex-concorrente do “Big Brother Brasil” de 24 anos, é a vilã principal, contracenando com Débora Ozório, Daniel Rangel e Lília Cabral.
Primeiras experiências com sucesso
“A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário”, a primeira série vertical do Brasil (disponível no ReelShort), tornou-se um fenómeno nas redes sociais, tendo acumulado cerca de 200 milhões de visualizações em apenas duas semanas após a estreia. A telenovela contou com 68 episódios, cada um de um a três minutos. Também a série “Seleção de Estrelas” ultrapassou as 50 milhões de visualizações. Este número confirma que a aposta nos microdramas não é um desperdício, podendo ser um espaço de grande lucro.
No entanto, este sucesso deve-se a um modelo de três passos, afirma a revista “Exame". Os primeiros seis episódios grátis e os restantes só estão disponivéis através de compras na app. O último vem de pacotes VIP que disponibilizam episódios maiores e não há anúncios.
Esta nova aposta de novela ajuda com a redução de gastos. Enquanto uma novela tradicional custa milhões de euros, uma novela vertical de 60 episódios fica por cerca de 15 mil euros. A Globo apostou no custo controlado e otimização cena a cena, de modo a perceber onde se perde a atenção do público. As redes sociais são utilizadas para partilhar conteúdos e as plataformas de streaming são usadas para a visualização contínua (binge-watching).
Notícias em formato vertical em Portugal
Em Portugal, o ecrã vertical também se tornou o principal produtor de conteúdo. Com o aumento do consumo de informação digital, também a SIC Notícias adaptou o direto para vertical, mas mantêm a opção de horizontal. A aplicação do canal de notícias tem agora duas opções: "Direto Vertical SIC Notícias" e “Direto SIC Notícias”, disponíveis através de subscrição.
Texto escrito por Margarida Nogueira e editado por João Miguel Salvador.