Boa Cama Boa Mesa

Com peixes coloridos, mergulhar na Poça Simão Dias, na ilha de São Jorge, “é como nadar num aquário”

Açores, ilha de São Jorge: na Fajã do Ouvidor, na Poça Simão Dias, a maior da ilha, a água é límpida e o cenário selvagem. Uma piscina natural, rodeada de escarpas negras de basalto, arranca reações de espanto, antes, durante e depois de mergulhar

Poço Simão Dias
Visit Azores

Escoadas lávicas do Pico do Areeiro formaram a Fajã do Ouvidor, na ilha açoriana de São Jorge. Originaram piscinas naturais como a Poça Simão Dias, imperdível em visita a essa fajã do Norte Grande, concelho de Velas. O acesso à paradisíaca poça pode fazer-se pelo caminho em cimento, mas Jaime Pereira, da empresa Land Tours, destaca “um trilho antigo pelas rochas”. Envolvida por impactantes arribas com disjunções prismáticas, a Poça Simão Dias assume a forma de ‘U’.

Uma piscina natural de cor azul profundo, rodeada de escarpas negras de basalto muito altas que travam a força das águas do oceano Atlântico, arranca reações de espanto. Na Fajã do Ouvidor, a Poça Simão Dias, é a maior e a mais popular da ilha de São Jorge. A água é límpida e o cenário selvagem. Pede mergulho imediato e, claro, snorkeling. Extensa e irregular, devido às formações rochosas dispersas, resultado de erupções vulcânicas, a piscina tem uma zona profunda com um brilho dourado particular que contorna o azul celeste da água.

Nadar com peixes coloridos

Poça Simão Dias
Land Tours

Na Poça Simão Dias há uma zona maior e outra mais pequena para nadar e a água do mar renova-se em permanência. “É como nadar num aquário. Com máscara e barbatanas, é possível ver uma enorme quantidade de peixes: das salemas às tainhas, vejas, sargos, entre outros”, descreve Jaime Pereira. A parte preferida é a mais pequena por ser “uma cavidade única numa rocha só, com uma profundidade de quatro ou cinco metros”. Em dias de sol, as algas sobre as rochas exibem “tons muito bonitos de amarelo, esverdeado e azul”, que se juntam ao colorido dos peixes.

A Land Tours (Tel. 919821513) promove o passeio “Grutas e Poça Simão Dias” que também convida a nadar até ao interior de grutas na Urzelina.

Rappel e escalada

Fajã do Ouvidor, na ilha de São Jorge, nos Açores
Visit Azores

Aventure-se pelo rappel ou escalada com a empresa Aventour Azores Adventures (Tel. 963173926). Procure mais piscinas naturais. Aqui são chamadas de poças. A mais próxima é a do Caneiro. A Fajã do Ouvidor pertence ao concelho das Velas, fica situada na costa norte da ilha, sobranceira à falésia com 400 metros. É também conhecida como Fajã do Porto. Conheça este ancoradouro com tradição piscatória e embarcações coloridas. Além de piscinas, na costa da Fajã do Ouvidor, há grutas formadas pela erosão marinha.

Faça uma visita de barco à gruta Furna do Lobo com cerca de 50 metros de comprimento. Suba ao miradouro no alto da serra e fique sem respiração com a panorâmica sobre a Fajã, com a Graciosa e a Terceira em pano de fundo.

Espreite o porto e almoce no restaurante O Amílcar (tel. 295417448). Serve peixe fresco e as amêijoas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

Poço Simão Dias
Joel Santos

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram