Nas margens do rio Guadiana, entre os concelhos de Moura e Portel, ergue-se o maior lago artificial da Europa: o Alqueva. No concelho de Moura, o imenso espelho de água deu origem a locais únicos junto à margem, que convidam ao lazer e à prática de atividades náuticas. A Estação Náutica de Moura – Alqueva conta com quatro spots náuticos distintos: Centro Náutico de Moura – Alqueva, Cais da Barca, Centro de Remo do Ardila e Estrela - Aldeia Ribeirinha.
Desfrutar das águas do Grande Lago
A Estação Náutica de Moura – Alqueva, certificada em 2018, organiza-se em quatro locais náuticos distintos, entre eles o Centro Náutico de Moura – Alqueva, com cais ancoradouro, cafetaria, área de serviços para autocaravanas e uma praia fluvial inaugurada em 2024 e galardoada com as distinções Bandeira Azul e Praia Acessível. A época balnear terminou a 15 de setembro, mas ao longo dos meses de verão a extensa zona de areal dispõe de toldos, espreguiçadeiras e piscinas flutuantes.
Ao longo do ano, a Alqueva Tours (Tel. 918973494), a Alentejo Break (Tel. 965560613) e a Alqueva 4 All (Tel. 967991154) dinamizam passeios, incluindo canoagem noturna, por locais emblemáticos do Grande Lago, com partida e chegada aos quatro spots da Estação Náutica de Moura – Alqueva. É possível praticar canoagem, stand-up paddle, vela, esqui aquático, wakeboard, pesca desportiva, windsurf, kitesurf, tração de boias, e-foil e wing foil.
Lançar a cana nas águas do Alqueva
Para a prática de pesca nas áreas da Estação Náutica conta-se com o apoio das empresas Alqueva Nature Fishing (Tel. 916858201) e Alqueva Predator Fishing (Tel. +33 684600371). A experiência não se limita às horas diurnas. Muito há para fazer, desde o nascer do sol, que pinta o horizonte de tons avermelhados, ao entardecer, na companhia dos sabores locais, ou até mesmo à noite, aproveitando para passeios sob o céu estrelado desta região reconhecida com a certificação Dark Sky - Starlight Tourism Destination.
À luz das estrelas
Ao final do dia, reserva-se tempo para olhar as estrelas. Recomenda-se marcação com o Observatório Oficial Dark Sky Alqueva (Tel. 913103540) para desfrutar das estrelas e da lua, debaixo de um céu que por ano, em média, conta com 286 noites sem nuvens. Localizado na Cumeada, em Reguengos de Monsaraz, numa antiga escola primária com cerca de 50 anos, o observatório guarda um meteorito verdadeiro, que se pode tocar, e uma exposição fotográfica de Miguel Claro. Existem mais experiências disponíveis em vários locais do território Dark Sky Alqueva, o primeiro destino do mundo certificado como Starlight Tourism Destination, com uma reserva com cerca de 9.700 km², em torno da albufeira. Integra os concelhos de Alandroal, Barrancos, Évora, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Serpa. Esta região apresenta níveis de poluição luminosa muito baixos, o que confere ao céu uma escuridão ideal para a observação de fenómenos celestes noturnos.
Contemplar o Alqueva a partir do céu
A imensidão da albufeira da barragem de Alqueva ganha uma perspetiva única a partir dos céus, a bordo de um balão de ar quente, uma das experiências mais procuradas por quem visita a região. A empresa Fly Dreams Alentejo (Tel. 964310216) realiza voos de balão ao longo de todo o ano, desde que as condições meteorológicas o permitam e o nascer do sol é o horário mais adequado para a realização dos voos. A confirmação de local e hora de descolagem é dada no dia anterior e após briefing de segurança, sobe-se a bordo do balão e soltam-se as amarras rumo ao céu.
Caminhadas em comunhão com o Guadiana
A região descobre-se também em terra, sempre em comunhão com a água, como através do Percurso Transalentejo - Rota da Água de Moura, que permite contemplar os campos, os olivais e o rio na chegada à Atalaia do Porto Mourão, uma torre de vigia medieval, que protegia contra invasões castelhanas. Em alternativa, percorre-se a Rota do Azeite, um percurso pedestre de 3 km, que inclui sete pontos de interesse ligados ao património olivícola.
Destino de observação de aves
O Grande Lago Alqueva é um dos melhores locais do país para observação de aves. Com habitats diversificados, como zonas húmidas, lagos, campos e montados de azinho e sobreiro, o lago de Alqueva permite avistar um conjunto alargado de aves aquáticas, com paisagens magníficas e uma baixa densidade populacional que beneficia a observação. No concelho de Moura os locais ideais para birdwatching são a ponte sobre o rio Ardila; o percurso entre Amareleja e Safara; o alude de Amareleja; e a ponte sobre a ribeira de Zebro. O ideal é reservar experiência com um guia local, como a Portugal Birds & Trails (Tel. 965877182), que realiza um "mini-safari" para a observação de aves.
Passeio Verde conta com o apoio da Kia Portugal - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa que semanalmente, ao longo do ano de 2025, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Boa Cama Boa Mesa/Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”