O anúncio foi feito pelo próprio grupo Vila Foz, que assumiu a gestão do espaço – guesthouse e restaurante - em março de 2025. Nas redes sociais pode ler-se: “Informamos que o Grupo Vila Foz já não tem qualquer ligação ao projeto Maison Bleue, por razões externas à responsabilidade do grupo. Assinalamos também o encerramento do restaurante RESTART by Vila Foz, na Rua da Restauração 276. A todos os que nos visitaram, deixamos o nosso mais sincero agradecimento”.
Acrescenta-se ainda que o Vila Foz mantém, “com entusiasmo, o nosso compromisso em receber os nossos clientes no Vila Foz Hotel & Spa e em continuar a criar experiências gastronômicas de excelência nos restantes restaurantes do grupo”, a saber, o Vila Foz e o Flor de Lis, inseridos no hotel Vila Foz e Spa, na Foz do Douro, o Bistrô by Vila Foz, no Mercado de Matosinhos e o recente Taglio by Vila Foz.
A NiT – New in Town, refere mesmo que os hóspedes da Maison Bleue foram “forçados a sair”.
“No dia em que tomámos a decisão de nos afastarmos do Maison Bleue, deixámos a gestão do alojamento e encerrámos o restaurante”, confirmou à mesma publicação Mariana Costa, membro da equipa de comunicação do Grupo Vila Foz, reforçando que a medida foi tomada “por razões alheias ao grupo”. A mesma fonte garante à NiT que os hóspedes que estavam hospedados na guesthouse, sob a alçada do Vila Foz, foram informados e terminaram a estadia “sem constrangimentos”.
O Boa Cama Boa Mesa tentou contactar o Maison Bleue e o chef Arnaldo Azevedo, sem sucesso. Paulo Costa, proprietário do Vila Foz, remeteu esclarecimentos para a próxima segunda-feira, dia 22.
Alojamento, galeria de arte e restaurante com vista sobre o Douro
O Boa Cama Boa Mesa visitou o alojamento antes de a gestão ser assumida pelo grupo Vila Foz. Sobre o espaço, que reunia as valências de alojamento, restaurante e galeria de arte, escrevia na altura:
É numa senhorial casa típica do Porto, de tetos trabalhados, amplas janelas e imponentes escadarias que se instala a Maison Bleue. Simultaneamente alojamento, restaurante e galeria de arte, a zona exterior, dotada de amplo terraço e onde está a nascer um espaço para eventos, está aberta ao público em geral. Com vista sobre o Douro, pode desfrutar de almoços, jantares ou de uma variada carta de bar.
Reservados a hóspedes estão os 11 quartos e suítes (desde €150), de diversas tipologias que aproveitaram a configuração da antiga casa senhorial, totalmente recuperada mantendo detalhes originais a partir do projeto de arquitetura de Luís Peixoto. A decoração ficou a cargo de Joana Poças (também responsável pelo Vinha Boutique Hotel) e Paula Brito.
Com foco em artistas nacionais, a coleção de arte do espaço revela-se pelas paredes dos diversos espaços, comuns e privados do alojamento, e conta também com algumas referências internacionais. Em breve, um espaço abrirá para exposições temporárias em colaboração com Serralves e a Faculdade de Belas Artes do Porto. Pintura, escultura, fotografia e instalações fazem parte do espólio.
Os preços de estadia da Maison Bleue Luxury Guesthouse & Art (Rua da Restauração, 292, Porto. Tel. 224904583) começam em €150.