Do prado ao prato. Conhecer a origem dos ingredientes, o trabalho dos produtores, acompanhar o percurso que fazem até à mesa e dessa forma aproximar os alunos da realidade do setor é o objetivo do novo programa Kitchers. Da autoria do Recheio, põe em contacto produtores e especialistas de várias áreas com os alunos dos polos de Lisboa e Santa Iria da Escola de Hotelaria de Lisboa.
Através deste projeto-piloto, que decorre entre setembro de 2025 e junho de 2026, os futuros profissionais de hotelaria e gastronomia terão acesso a visitas de estudo a fornecedores de marca própria e a produtores das áreas de frutas e legumes, pecuária e aquacultura. Em experiências em loja Recheio, terão oportunidade de conhecer os fluxos dos produtos, os processos de segurança e qualidade alimentar, que culminam em showcookings conduzidos por chefs Recheio. A iniciativa abrange 288 alunos e 15 formadores.
O Kitchers contempla ainda palestras temáticas sobre qualidade, marcas próprias e sustentabilidade; masterclasses exclusivas Best in Class, para os melhores alunos, com chefs de renome e o Desafio do Mês, onde os alunos são convidados a criar receitas e pratos criativos com ingredientes frescos e marcas Recheio.
Trata-se de um programa que “visa aproximar a escola da realidade do mercado e reforça a importância de formar jovens preparados para o futuro do setor da hotelaria e restauração”, destaca Pedro Bernardo, Diretor-Geral da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Impactar positivamente o futuro do setor
Para o Recheio, o programa representa um passo estratégico no reforço da ligação com a comunidade educativa e um investimento no futuro do setor.
“Valores como a qualidade, a segurança alimentar e a sustentabilidade são cada vez mais decisivos no canal HoReCa e é essencial que, desde cedo, os estudantes tenham oportunidades de conhecer como estes valores são aplicados e fazem a diferença no mercado de trabalho. Foi com esse enquadramento que concebemos o Kitchers, conscientes da necessidade crescente de formação no setor e assumindo, enquanto Recheio, um papel ativo nesse caminho. Queremos oferecer um complemento eminentemente prático e diferenciador aos conteúdos do ensino profissional, fazendo do programa uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional, para que o setor possa contar com novos profissionais mais bem preparados e com paixão reforçada pela gastronomia”, afirma Vanessa Silva, diretora de Marketing do Recheio.
A construção do programa decorreu a quatro mãos com Escola de Hotelaria de Lisboa que abraçou de imediato e acolhe o projeto-piloto neste ano letivo de 2024-2025. O projeto-piloto é apresentado oficialmente dia 18 de setembro no Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português do Desporto e Juventude e poderá, no futuro, alargar-se a outras escolas.