Boa Cama Boa Mesa

Projeto Book in Xisto vence prémio “Marcas à Mesa e Marcas na Cama”

Os vencedores da oitava edição dos Prémios AHRESP foram anunciados esta sexta-feira, em cerimónia que decorreu no Casino Estoril. Solar dos Presuntos, Herdade da Malhadinha Nova e a plataforma de reservas Book in Xisto estão entre os distinguidos

Aldeia do Xisto de Cerdeira

Já são conhecidos os vencedores da oitava edição dos Prémios AHRESP, que distingue empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística em Portugal. Tratou-se da edição mais participada de sempre desde 2015, com 424 candidaturas que foram votadas pelo público e por um júri. Carlos Moura, presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), considerou a Gala de Prémios como “um dia extraordinário de festa, um dia de orgulho no nosso País e nas nossas pessoas, traduzido num evento que distinguiu os melhores entre os melhores, motores da restauração, do alojamento e da promoção turística, no País e além-fronteiras; empresas, profissionais e projetos”.

Na presença do ministro da Economia, Pedro Reis, foram anunciados e subiram ao palco os vencedores de 2024. Nas categorias votadas pelo público entre os premiados, destacam-se Lídia Brás, do restaurante Stramuntana, no Porto, na categoria “Embaixador Gastronómico”, Solar dos Presuntos, em Lisboa, como “Melhor Restaurante”, Herdade da Malhadinha Nova, em Beja, como “Melhor Alojamento Turístico”, e Cooking and Nature Emotional Hotel, em Porto de Mós, na categoria “Sustentabilidade Ambiental”. O chef Vítor Adão, que lidera os restaurantes Plano e Planto, em Lisboa, foi distinguido como “Jovem Empreendedor”, e Sandra Teixeira, da Cozinha dos Lóios, no Porto, recebeu o prémio “Profissional do Ano”.

Como “Destino Revelação” foi premiada a Rota Açores e na nova categoria “Marcas à Mesa e Marcas na Cama”, o grande vencedor foi a plataforma de reservas Book in Xisto que, recorde-se, em 2020 tinha já conquistado o PNT – Prémio Nacional de Turismo, na categoria “Turismo em Rede”. Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) dedicou o prémio a todos os associados da plataforma de reservas que considera “a porta de entrada para descobrir o que de melhor o território tem para oferecer em hotelaria, restauração e animação turística”.

Relativamente aos troféus “Prestígio”, atribuídos pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP elegeu o chef Anthony Gonçalves, na categoria “Portugueses Lá Fora”, e Fernando Nunes, que lidera o grupo Visabeira, como “Personalidade do Ano”. O prémio especial “Mário Pereira Gonçalves” foi atribuído a D. Jorge Ortiga, até 2021, arcebispo de Braga, por ter sido “o principal impulsionador e promotor da candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO” e, por tal, “uma figura central do impulso da oferta turística de Braga nas últimas duas décadas”.

Pode consultar AQUI a lista completa dos vencedores dos Prémios AHRESP 2024

Gala de Prémios AHRESP

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram!