Foi de forma tímida e discreta que, a meio da época de verão, as portas do M’ar Puro abriram, e desde logo deram nas vistas, conquistando de imediato as preferências de quem procura a Ericeira como destino de veraneio. Tem somente 10 quartos (a partir de €180), decorados com madeiras, cores claras, e elementos e tecidos orgânicos que evocam a região, criando um ambiente que transmite o espírito livre da Ericeira. Cada casa (uma adaptada a mobilidade reduzida), tem 60 m², terraço e uma pequena cozinha, para férias ou descanso, em liberdade total.
O projeto começou com um grupo de amigos que procurava um espaço onde, sempre que possível, pudessem juntar a família e os amigos para convívios gastronómicos na companhia do sol e do calor. Ao descobrirem o terreno onde hoje fica o M’ar Puro, decidiram avançar para um pequeno hotel. Paulo Reis, durante anos designer gráfico, deu uma ajuda na conceção do espaço e hoje é o responsável pelo hotel. A ideia, diz, “sempre foi a criar uma história ligada à natureza, um local tranquilo, onde o conforto predomina e a natureza também”.
De qualquer quarto, ou a partir da piscina central, sempre a 27 °C, garante Paulo Reis, avista-se “ verde, não há casas, apesar da proximidade à Ericeira”. E há, acima de tudo, no M’ar Puro, “silêncio, tranquilidade e muita natureza”. Para já com uma sala de refeições somente para pequenos-almoços, que “pode um dia dar origem a um restaurante, havendo já interesse em fazer várias provas no espaço, por exemplo, de Ouriços do Mar”.
Quem queira explorar o exterior e a região da Ericeira, refere Paulo Reis, “também o pode fazer, graças às parcerias que já temos com empresas da zona”. Podem-se aproveitar as ondas da Ericeira, com professores certificados, praticar yoga ao ar livre, rodeado por uma paisagem deslumbrante, ou experimentar a emoção de dormir numa tenda de glamping, graças à parceria com a SÓIS Montejunto Eco Lodge.
O M’ar Puro (Rua Alto da Cabrita, Santo Isidoro. Tel. 965004581), assegura Paulo Reis, “está longe de estar terminado, vamos procurar continuar a surpreender".