A Comunidade Intermunicipal (CIMRC) da Região de Coimbra recebeu a certificação da Estação Náutica da Região de Coimbra, sendo agora membro da rede de Estações Náuticas de Portugal. Uma distinção atribuída pela Fórum Oceano, entidade responsável pela dinamização desta rede a nível nacional. Este reconhecimento representa um passo decisivo na valorização dos recursos hídricos e na consolidação de uma oferta turística integrada, de qualidade e sustentável, assente no turismo náutico e de natureza.
A Estação Náutica da Região de Coimbra (ENRC) é a maior do país e organiza-se em três polos estratégicos — Costa Atlântica, Pinhal Interior e Aguieira-Mondego — envolvendo todos os municípios do território, a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e mais de uma centena de parceiros, entre operadores turísticos, escolas, associações, entidades públicas e privadas.
O Polo Aguieira / Mondego inclui os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Tábua, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure. As águas deste polo permitem stand up paddle, canoagem, passeios de barco, pesca desportiva, ou vela, assegurados por um grupo de empresas certificadas, com programas à medida para todas as idades. Já o Polo Costa Atlântica estende-se por Cantanhede, Figueira da Foz e Mira, proporcionando experiências com adrenalina, como o surf, standup paddle, wakeboard e bodyboard.
O último polo, o do Pinhal Interior, é o mais extenso. Agrupa oito concelhos:
Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares. É o cenário ideal para a prática de atividades como canyoning, canoagem, caminhada aquática e passeios de jipe. Além disso, permite um intenso convívio com a natureza, permitindo a observação da vasta fauna e flora desta zona da região.
Com o projeto de certificação da ENRC, assume a CIMRC, “pretende-se que seja um centro dinamizador de atividades económicas ligadas à náutica da região, constituindo-se como elemento de afirmação estratégica da região promotora e impulsionador do desenvolvimento de toda uma rede de atividades que integram três elementos-base da região: o mar, os rios e as albufeiras, tomando como objetivo a afirmação, num horizonte de 10 anos, da Região de Coimbra como região náutica, desenvolvendo os desportos náuticos e o turismo náutico e de natureza, promovendo o crescimento económico e a atração e fixação de população no território. Neste contexto, o projeto assumirá, como missão: aproveitar, valorizar e dinamizar o potencial da variada oferta de desportos náuticos e de turismo de natureza dos três polos da Estação Náutica da Região de Coimbra”.
Com esta certificação, a Região de Coimbra, continua o comunicado, “passa a integrar formalmente uma rede nacional que promove a cooperação entre os diferentes stakeholders; dinamiza a criação de produtos turísticos qualificados e diversificados ligados ao setor náutico; reforça a promoção do destino em mercados nacionais e internacionais; potencia a atratividade territorial através da ligação entre turismo, cultura, gastronomia e desporto”.