Os cogumelos são um dos produtos identitários do Nordeste Transmontano. Tradicionalmente usados como alternativa proteica à carne, fazem parte da história da região e destacam-se, especialmente nesta época, nas ementas dos restaurantes.
Em Mogadouro, no restaurante A Tasquinha, usam-nos para confecionar diversos pratos, como o afamado “Arroz malandrinho de cogumelos de Mogadouro e avelã” (€10). “É o nosso prato vegetariano, mas também o servimos como acompanhamento da posta de vitela”, atira Elisabete Gomes, proprietária. “Fica muito bem e as pessoas adoram.”
Arroz carolino, um bom caldo de legumes, molho de soja, cogumelos shiitake e, por vezes, também repolgas da região, estão na base da receita, que se eleva com a crocância e o sabor adocicado das avelãs tostadas no forno, polvilhadas sobre o arroz no momento de servir.
Do menu do restaurante A Tasquinha (Avenida do Sabor, 71, Mogadouro. Tel. 966832974) fazem também parte a “Feijoada de cogumelos” e as “Repolgas salteadas com Broa de Mogadouro”, servidas como entrada, e outros ingredientes locais, que aqui são privilegiados. Há “Creme de castanhas com presunto desidratado”, “Escabeche de javali”, “Arroz malandrinho de costelinhas e enchidos” e “Cordeiro mirandês DOP assado na brasa”, uma carne tenra e suculenta, cuja produção se limita aos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso. “Só vendo o mirandês. Quando não há, não vendo”, conclui.
Percorrendo o país de norte a sul, ilhas incluídas, a equipa Boa Cama Boa Mesa está a avaliar e selecionar os melhores restaurantes e hotéis de Portugal. O resultado chega às bancas em abril na edição de 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa. Até lá, fique a conhecer algumas das sugestões que justificam a viagem.