No topo do Museu do Farol de Santa Marta, em Cascais, há um café com brunch e petiscos que é também uma rádio em emissão. Se prefere cocktails, também em Cascais encontra um “um sofisticado oásis amazónico” sobre a falésia… Estes são apenas alguns dos 50 segredos para explorar e descobrir na região de Lisboa e Ribatejo. Esta sexta-feira, 24 de junho, e durante as próximas semanas, o Expresso oferece uma coleção de guias de verão com 350 sugestões que os turistas (ainda) não conhecem.
Brunch com rádio no farol
É um farol, que é um café que é uma rádio. O multifacetado Lusophonica instalou-se no Museu do Farol de Santa Marta, em Cascais com diversos propósitos. É que do alto desta estrutura a vista de mar abraça todo o espaço, onde é servida grande variedade de cafés – o espaço serve de cafetaria ao museu e tem na lista expressos, macchiatos, piccolo lattes, cappuccinos, americanos, cafés gelados - mas também brunch durante todo o dia e petiscos ao fim da tarde, perfeitos para acompanhar com um copo. Ao mesmo tempo, pode sempre observar o estúdio de rádio que faz ecoar música online, com uma janela aberta para a sala principal. Das panquecas às saladas, das tostas, sandes e pregos aos ovos Benedict, não faltam propostas para enganar a fome. O Lusophonica, projeto de um casal apaixonado por rádio que regressou de Nova Iorque para Cascais, dispõe ainda de um terraço que oferece uma boa esplanada para aproveitar a qualquer hora do dia.
Amazónia na falésia
Virado para o mar, no topo da falésia, na zona arborizada da Casa da Guia, “floresceu” o Palaphita Cascais. O nome voou do Brasil até Cascais em 2020, ainda que a pandemia e também o arvoredo tenham mantido o local quase em segredo. Este será, certamente, o primeiro grande verão do projeto que ganhou fama no Rio de Janeiro. Agora, em Cascais, é tempo de descobrir um eco-lounge, também descrito como “um sofisticado oásis amazónico”, estrategicamente localizado no “bosque da Casa da Guia”. Apostando na localização, na “energia positiva” e na “boa onda”, o espaço convida a ficar durante o dia, celebrar o por do sol e a noites animadas e divertidas. Restaurante e bar, o Palaphita destaca-se pelas tendas transparentes (ou domes protegidas por abrigos de folhos), com vista para o mar, pelas construções em madeira oriunda de reflorestamento e materiais reciclados ou reutilizados, que completam a oferta de mesas, cadeiras e sofás, e ainda por um anfiteatro, com animação diversa, incluindo momentos de dança. Com apoio numa pequena horta biológica, a ementa inspira-se nos sabores e receituário da Amazónia que se cruzam com cozinha portuguesa e internacional, como o “Combinado Rio Amazonas”, que apresenta curados de porco alentejano, com creme de castanha do Pará e de açai, chutney amazónico e queijos curados portugueses, entre outros produtos. O fondue é outra das apostas do espaço, bem como os grelhados da horta. Surpreenda-se com o “Hot dog de polvo” e prove as caipirinhas e os cocktails, que ajudam a animar os finais de tarde e as noites.
Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Lisboa e Ribatejo, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 24 de junho 2022.
Esta coleção de sete guias divididos pelas regiões de turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), oferecida com o Expresso durante sete semanas, convida à descoberta do país em 350 sugestões. As ilustrações de capa são da autoria de Pedro Lourenço.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!