Exclusivo

100 personalidades

Leonor Caldeira
A advocacia é uma arma (o primeiro dos 50 perfis que podem definir o futuro do país)

Estava num “emprego para a vida” que não queria como vida. Assustou a mãe quando decidiu sair da sociedade de advogados PLMJ para se tornar freelancer e tornou-se conhecida por ter defendido a família Coxi, do Bairro da Jamaica, num caso de ofensa ao bom nome contra André Ventura, líder do Chega. Pode Leonor Caldeira mudar o Direito em Portugal? O perfil de Leonor Caldeira é um dos 50 escolhidos pelo Expresso, por representarem o futuro do país - a que juntamos 50 que marcaram os últimos 50 anos

Foto Tiago Miranda

O momento em que o líder do Chega, a meio de um debate com Marcelo Rebelo de Sousa, mostra, em direto na SIC, uma fotografia do Presidente ao lado de uma família negra do Bairro da Jamaica à qual chama “bandidos” tornou-se viral em minutos.

O debate, na campanha para as presidenciais de 2021, teve dois milhões de espectadores. Um amigo enviou a Leonor o trecho em causa e perguntou: “Tu viste isto?” Ela tinha visto aquilo, sim. “Não queres pegar nisto?”, perguntou a mesma pessoa. “Eu respondi logo que sim, absolutamente, porque tenho impulso de ativista. Logo depois acalmo-me e vou investigar, tentar entender o porquê das coisas”, diz numa conversa com o Expresso.