Sociedade

Vídeo apela a pistas de Rui Pedro em dia de aniversário

Atores Paulo Pires e Ana Padrão associam-se a apelo emotivo de Filomena Teixeira, que não vê o filho há quase 16 anos.

28 de janeiro de 2014. Se estiver vivo, Rui Pedro faz hoje 27 anos. Desapareceu de Lousada a 4 de março de 1998. Tinha 11 anos e desde então nada se sabe.

No dia em que se assinala mais um aniversário de Rui Pedro, foi posto a circular no YouTube mais um vídeo de campanha, no qual são solicitadas pistas que possam levar ao seu paradeiro. Apelo dura 1m21s e está legendado em inglês.

Os atores Paulo Pires e Ana Padrão associaram-se a esta causa, num filme da realizadora Cláudia Clemente. "Lembra-se dos últimos anos com o seu filho?", questionam. "Eu não. O Rui Pedro faz hoje 27 anos. Não o vejo desde os 11. Nunca vou desistir de o procurar", afirma a mãe Filomena Teixeira, deixando transparecer o nervosismo, de rosto fechado, com a voz trémula.

A luta incansável dos pais para que não se esquecesse do caso de Rui Pedro acabou mesmo por chegar à Justiça. O único arguido, Afonso Dias, antigo amigo da família, foi condenado por rapto a três anos e seis meses de prisão efetiva a 4 de março de 2013, pela Relação do Porto, depois da sua absolvição em primeira instância pelo Tribunal de Lousada, a 12 de fevereiro de 2012, por falta de provas. O camionista de profissão anunciou que iria recorrer para o Supremo e aguarda o desfecho. Mas sobre o que realmente se passou com Rui Pedro, perdura o sofrimento de uma incógnita.

Veja aqui o apelo