Helena não é de gostos comuns. Apesar de inteligente, bonita - uma loira particularmente bonita, aliás - urbana, leitora compulsiva, melómana assumida e o tipo de mulher que podia ter o homem que quisesse na cama, nas suas fantasias sexuais mais ousadas assume que se excita com homens feios, gordos, rudes, boçais. A bela deseja o monstro. Também se acende com a ideia de oferecer o corpo de forma furtiva e libidinosa a muitos homens ao mesmo tempo e de se estrear com uma mulher. Porque na cabeça dela não há barreira para as fantasias.
Duarte é um veterano da noite, que assume ter dormido com mais de 400 mulheres. Susana brinca na cama com o marido a nomear figuras públicas durante o ato sexual. Manuela ficou paraplégica num acidente, mas continua a ter orgasmos com o companheiro. Bruno experimentou uma noite tórrida com duas mulheres em simultâneo, mas prefere a intimidade a dois. João gosta de homens mais novos e dá importância ao tamanho do órgão sexual deles. Tito e Rute casaram-se virgens, demoraram três dias a consumar o ato e juraram fidelidade eterna. Mário tem 80 anos e continua a ser um homem sexualmente ativo, com gosto em namorar e em satisfazer a sua esposa.
Estas são algumas das histórias dos 33 portugueses que aceitaram dar a cara e contar como vivem a sua sexualidade. Refletindo sobre ela. Homens e mulheres de várias idades, profissões, orientações sexuais, originários de diferentes zonas do país que revelaram sem tabus o seu lado mais íntimo. Falam das posições preferidas, dos brinquedos que utilizam e dos mais ousados fetiches. O sexo pode ser bom de várias maneiras.
Durante sete sábados vamos falar dessas variáveis a partir de temas usados no inquérito "O Sexo dos Portugueses", publicado em 2012: "Satisfação", "Desempenho", "Fidelidade", "Fantasias", "Mitos, Medos e Tabus", "Redes Sociais" e "Adolescentes". Ainda o maior estudo sobre sexualidade publicado na imprensa portuguesa, sobre o qual mostraremos os resultados obtidos no país. Serão também ouvidos sete especialistas: o psiquiatra Francisco Allen Gomes, a sexóloga Marta Crawford, o diretor do Sexlab, Pedro Nobre, a presidente da sociedade portuguesa de sexologia clínica Gabriela Moita, a psicóloga Patrícia Pascoal, a sexóloga Vânia Beliz e a psicóloga clínica e docente do ISPA Ana Carvalheira.
Este é um projecto Expresso/SIC que seria impossível de levar a cabo há vinte anos - até mesmo há dez -, sinal dos tempos e das mudanças que vão acontecendo na sociedade portuguesa. Os tabus sexuais (ainda) não desapareceram. Mas já se pode falar e escrever abertamente sobre eles. No próximo sábado, na Revista E do Expresso e no "Jornal da Noite", da SIC, conheça as primeiras quatro histórias e os seus protagonistas. Até lá, satisfaça a sua curiosidade e fique com uma ideia do que vem aí neste vídeo de apresentação. Vamos falar de sexo?