Sociedade

Prisão preventiva para avó da menina raptada no Algarve

Tribunal de Tavira decretou a prisão preventiva da avó paterna de Alice, por suspeita de coautoria de sequestro. A menina de 9 anos esteve retida dois anos na Bélgica.

Expresso e Lusa

O Tribunal de Tavira decretou hoje a prisão preventiva da avó paterna de Alice, a menina de 9 anos alegadamente sequestrada pelo pai há dois, por suspeita de coautoria de sequestro, disse à Lusa fonte judicial.

Maria Dolores Guiomar, de 64 anos, foi detida na terça-feira em Aveiro. A diretoria do Sul da Polícia Judiciária já estava a aguardar a sua entrada em solo nacional para a deter. Voltou a Portugal para visitar o filho, adianta a TVI24. Paulo Guiomar foi detido no início deste mês e está igualmente em prisão preventiva. 

Alice esteve durante dois anos retida na Bélgica com o pai e a avó, depois de ter sido sequestrada pelo pai, em 2012, após as férias escolares, altura em que deveria ter sido entregue à mãe.

Nessa ocasião, o tribunal determinara que mãe ficava com o poder paternal, motivo que terá alegadamente levado o pai, agente da Polícia Marítima, a sequestrar a menina, na altura com 7 anos.

Quando foi detido, em Lisboa, o pai não estava com a menor, nem quis revelar o seu paradeiro, mas as autoridades conseguiram localizá-la na Bélgica, onde se encontrava na companhia da avó paterna. A mãe da menina acabaria por se deslocar à Bélgica para recuperar a filha.

Maria Dolores Guiomar, que viveu com o filho e a neta num sótão durante dois anos, já tinha sido ouvida num tribunal de Liége, mas foi libertada, segundo a TVI24.