Sociedade

Pedro Pinheiro (1939-2008)

Foi "o artista mais completo do espectáculo até hoje", diz Luciano Reis, autor da biografia 'Actor de Mil Palcos'. Pedro Pinheiro era um dos protagonistas da série 'Os Malucos do Riso', da SIC.

Maria Luiza Rolim

Actor e dramaturgo, Pedro Pinheiro celebrou recentemente 45 anos de carreira com o lançamento da biografia 'Actor de mil palcos'. Ficou conhecido pela sua participação em séries televisivas, das quais destacam-se, entre outras, 'Maré Alta', 'A Minha Família é uma Animação' e 'Capitão Roby'. Entrou, também, em várias telenovelas, como 'Tudo por Amor', 'Anjo Selvagem' e 'Fascínios'.

Era também dramaturgo, tendo sido distinguido, por unanimidade do júri, com o Grande Prémio do Teatro Português 2000, do INATEL, com a peça 'Encontro com Rita Hayworth'. Terá sido dos textos que mais gostou de escrever.

Nascido em Abrigada, Alenquer, onde deu os primeiros passos no teatro amador, Pedro Pinheiro estreou-se no Teatro da Trindade em 1963, com a peça 'O Mercador de Veneza', de Shakeaspeare.

Durante 20 anos manteve uma companhia, o TALMA - Teatro Popular, que de 1972 a 1992 fez espectáculos para a infância e a juventude.

No rádio, fez teatro, folhetins, programas de divulgação cultural, juvenis e de poesia. Fez, também, dobragem de filmes animados.

Entrou em 15 filmes, tais como 'O passado e o presente', de Manuel de Oliveira, 'A vida é bela', de Luís Galvão Teles, e, o mais recente, 'Amália, o filme', de Carlos Coelho da Silva, que estreará a 4 de Dezembro. Trabalhou, ainda, com Artur Semedo, Herlander Peyroteo e Phillippe Clair.

O autor de 'A Última Crónica da Índia' (ficção, 1997) foi soldado em Goa, sendo um dos protagonistas de um documentário sobre o fim do império português.



Pedro Pinheiro deixa 134 obras registadas na SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, entre as quais destacam-se 'As Histórias do Palhaço Casacão', 'Memórias de um Miúdo de 8 Anos', 'Circulo do Carnaval', 'Saudades mil' e 'O cretino que vendeu o Sol', além de livros infantis e juvenis.



Foi "o artista mais completo do espectáculo até hoje", diz Luciano Reis, autor da biografia 'Actor de Mil Palcos'. A obra foi lançada no dia 29 do passado mês de Abril, dia em que foi homenageado com o descerramento de um placa com o seu nome no Salão Nobre do Teatro da Trindade, em Lisboa.

"Projectos novos tenho muitos, sempre. E no imediato, neste ano em que comemoro 45 anos de cena, é voltar a representar em palco, do que tenho muita saudade", disse, recentemente, em entrevista ao Jornal Digital do Concelho de Alenquer.

Morreu dia 14, em Lisboa, de cancro.