O tailandês que criou a bebida que deu origem à Red Bull morreu ontem em Banguecoque, de causa natural. Chaleo Yoovidhya, era o terceiro homem mais rico da Tailândia e o 205º mais rico do mundo, de acordo com a revista "Forbes".
Há mais de 30 anos, Chaleo Yoovidhya desenvolveu uma fórmula farmacêutica - mistura de água, açúcar, cafeína, taurina, inositol e vitamina B - que baptizou como Krating Daeng (Touro Vermelho). A bebida energética logo ganhou adeptos entre camionistas e pessoas que trabalhavam à noite.
Em 1982, o austríaco Dietrich Mateschitz descobriu o Krating Daeng numa viagem que fez à Ásia, e achou que a bebida era ideal para combater o jet lag. De acordo com o site da Red Bull, a ideia do negócio surgiu num bar no Hotel Mandarim em Hong Kong, nascendo a empresa conjunta, ainda hoje detida em 51% pela família de Yoovidhya.
Em 1987, a Red Bull era lançado na Áustria. Em apenas 20 anos já era vendida em mais de 79 países.
Nascido numa família pobre na província de Phichit, Yoovidhya mudou-se para Banguecoque à procura de emprego, e foi na capital da Tailândia onde acabou por criar a sua própria empresa farmacêutica. Um dos produtos por ele fabricados era o Touro Vermelho.