Depois de dias com tempo mais ameno, as temperaturas vão baixar a partir de terça-feira. “Amanhã temos uma descida de temperatura que pode chegar até aos cinco a seis graus em alguns locais. Desce quer a mínima, quer a máxima”, indica ao Expresso o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bruno Café.
No interior norte e centro, as temperaturas mínimas vão situar-se entre os 0 e os 5 graus, enquanto no restante território estarão entre os 5 e os 10 graus. Já as temperaturas máximas deverão oscilar entre os 9 e os 14 graus no interior norte e centro e entre os 14 e os 19 no restante território.
Com dias de céu pouco nublado ou limpo, espera-se um “acentuado arrefecimento noturno”, especialmente a partir de quarta-feira, e não se prevê precipitação – apenas a partir do fim de semana há “alguma incerteza” quanto à possibilidade de chuva.
Na terça-feira, o vento soprará “mais intenso” na faixa costeira ocidental e nas terras altas, o que traz uma sensação de “maior desconforto térmico”, refere Bruno Café. O vento deverá “enfraquecer” na quarta-feira na faixa costeira ocidental e manter-se até quinta-feira nas terras altas.
Ainda na quarta-feira irá verificar-se uma “pequena descida da temperatura mínima”, mas os valores são “normais para esta época do ano”. “O maior contraste é com os últimos dias. Temos tido temperaturas acima da média para esta época do ano, de um modo geral, seis a sete graus acima”, enquadra o meteorologista.
“Agora, com esta descida, ficamos com valores que são perfeitamente normais para final de novembro, início de dezembro”, assinala. Em Braga, por exemplo, a temperatura máxima desce de 21 graus nesta segunda-feira para 16 na terça. Em Lisboa, passa de 20 para 16 e, no Porto, de 19 para 16.
O frio que se avizinha está associado ao anticiclone dos Açores, que neste momento se encontra a noroeste de Portugal continental e irá deslocar-se “mais para leste”. “Traz na sua circulação esta massa de ar polar de latitudes mais a norte, que chegam até às nossas latitudes e fazem baixar a temperatura”, explica Bruno Café.