Na próxima semana, os termómetros vão subir e podem atingir os 38 graus em algumas zonas do país. “Gradualmente, a partir de terça-feira, a tendência é de subida das temperaturas máximas e mínimas para valores acima da média desta época do ano”, diz ao Expresso Maria João Frada, meteorologista do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“Prevemos temperaturas máximas entre os 32 e os 38 graus no interior alentejano, Vale do Tejo e alguns locais do norte e centro. No resto do território, nomeadamente junto ao litoral, os valores devem ficar pelos 30 graus, com exceção de Lisboa, onde a previsão do IPMA aponta também para valores acima dos 30 graus”, precisa.
Estes valores vão, “muito provavelmente”, levar o instituto a emitir avisos de tempo quente na próxima semana e serão acompanhados de subida ligeira das temperaturas mínimas, previsivelmente entre os 12 e os 16 graus. As temperaturas sobem, mas não se vão comparar a julho ou agosto. Se houver noites tropicais, avança a meteorologista, será apenas na costa sul do Algarve e em algumas serras das regiões centro e sul.
Risco de incêndio continua “muito elevado”
De acordo com o IPMA, não há previsão de chuva para a próxima semana. A expetativa é de céu pouco nebulado ou limpo, podendo haver alguma nebulosidade a norte do Cabo Raso".
O vento continuará a soprar por vezes fortes nas terras altas até segunda-feira, devendo depois abrandar, a acompanhar a subida de temperatura.
Já o risco de incêndio continua “muito elevado, em especial no interior norte e centro e no Algarve”, avisa Maria João Frada.