As temperaturas vão voltar a subir esta semana, podendo atingir os 38 graus Celsius em várias regiões do país. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem agora cinco distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente e alerta para o agravamento do risco de incêndio.
Entre as 12h de terça-feira e as 18h de quarta-feira, os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Guarda estarão sob aviso amarelo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa sul da ilha da Madeira, válido entre as 09h de terça-feira e as 21h de quarta-feira.
Além disso, oito concelhos estão hoje em perigo máximo de incêndio rural: Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro (Bragança), Tomar (Santarém), Portalegre, Castelo de Vide e Marvão (Portalegre) e Tavira (Faro).
O IPMA alerta que vários outros concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão em perigo muito elevado e que a situação deverá agravar-se a partir de quarta-feira, em resultado da subida das temperaturas.
Segundo as previsões, as máximas vão oscilar entre os 22 °C em Viana do Castelo e os 35 °C em Castelo Branco, podendo atingir 38 °C no interior alentejano, Vale do Tejo, Lisboa e em alguns pontos do Norte e Centro.
As mínimas ficarão entre os 12 °C (na Guarda) e os 20 °C (em Faro).
O índice de perigo de incêndio, calculado a partir da temperatura do ar, humidade relativa, vento e precipitação das últimas 24 horas, tem cinco níveis que vão de reduzido a máximo.
Para hoje, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro. O vento soprará por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde.