Meteorologia

Fim de semana com chuva e temperaturas abaixo da média em Portugal Continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para precipitação intensa no Norte e Centro, com máximas abaixo do normal para a época

Os valores deverão situar-se entre os 17 e os 27 graus, com mínimas sem alterações significativas, embora ambas fiquem abaixo do normal para esta época do ano

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação no próximo fim de semana em Portugal continental devido à passagem de uma superfície frontal fria associada a uma depressão a noroeste da Península Ibérica.

Em comunicado hoje divulgado, o IPMA refere que a chuva começará a partir da noite de sábado no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território durante domingo.

"À passagem da superfície frontal poderá ocorrer precipitação localmente intensa, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo mais provável até final da manhã", adianta.

Os valores deverão situar-se entre os 17 e os 27 graus, com mínimas sem alterações significativas, embora ambas fiquem abaixo do normal para esta época do ano.

Segundo o site do IPMA, no sábado, o céu estará pouco nublado, mas com períodos de muita nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao início da manhã, e irá aumentar gradualmente no final do dia. No Minho e Douro Litoral prevê-se chuva no final da tarde. O vento irá estar fraco a moderado no sul e há risco de neblina ou nevoeiro pela manhã em alguns locais do litoral Norte e Centro. As temperaturas mínimas vão subir ligeiramente no Norte e interior Centro, enquanto no Algarve se regista uma pequena descida das máximas.

No domingo, o céu estará muito nublado, com nebulosidade a diminuir gradualmente de norte para sul ao longo da manhã. Haverá períodos de chuva, por vezes fortes até ao início do dia, passando depois a aguaceiros. O vento estará fraco a moderado a partir do final da manhã e forte até meio da manhã. As temperaturas mínimas sobem ligeiramente no litoral Norte e Centro, enquanto as máximas descem de forma acentuada, sobretudo no interior.

Para os dias seguintes, o IPMA antecipa a continuação da passagem de ondulações frontais no Norte e Centro, com mais precipitação e diminuição de temperaturas até meio da próxima semana.

Os detalhes sobre os avisos meteorológicos podem ser consultados através da página