A reportagem “Os Esquecidos”, da autoria de Luciana Leiderfarb e Rui Duarte Silva, publicada na revista do Expresso em dezembro de 2024, foi distinguida no âmbito da VIII edição do Prémio de Jornalismo “Analisar a Pobreza na Imprensa”.
Atribuído pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, este prémio visa distinguir “trabalhos jornalísticos que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna, livre de preconceito e de outras representações negativas”.
O artigo publicado no Expresso aborda a dificuldade dos cidadãos estrangeiros em Portugal em renovarem a autorização de residência e recebeu o terceiro lugar na categoria Imprensa Nacional.
Em primeiro lugar ficou “Pobreza: quatro anos depois, os relatos de quem vivia do RSI”, de Rui Pedro Paiva e Rui Soares, do “Público”, e em segundo “Pobreza: Passo fome para poder pagar as minhas contas”, de Ana Cristina Pereira e Fotojornalista Nelson Garrido, também do “Público”.
Os trabalhos jornalísticos propostos a concurso foram selecionados e analisados pelos membros dos 19 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito, assim como a Região Autónoma da Madeira – e posteriormente selecionados e avaliados por quatro elementos desse mesmo conselho que os representam.
De um total de 34 trabalhos selecionados, foram premiadas três reportagens nacionais e três regionais.