Sociedade

Protesto de agricultores condiciona estradas em Beja, Setúbal, Viseu e Aveiro: saiba quais são

Segundo uma atualização feita pela GNR cerca das 13h, há ainda cinco estradas cujos acessos estão cortados ou condicionados ao trânsito no segundo dia de protesto dos agricultores

Miguel Pereira da Silva/Lusa

De norte a sul do país, há algumas estradas que se encontram ainda bloqueadas ou condicionadas esta sexta-feira devido ao protesto dos agricultores.

De acordo com uma publicação da Guarda Nacional Republica na rede social X (antigo Twitter), pelas 13h15, pelo menos cinco estradas continuavam com acesso restringido.

Estradas cortadas

⇒ Beja: EN260, Ficalho. Alternativa: EN385 Sobral Adiça

⇒ Beja: EM520, Paymogo. Alternativa: EN122 Pomarão

Estradas com trânsito condicionado (acesso não está interdito)

⇒ Setúbal: A33, Montijo

⇒ Viseu: EN226, Lamego

⇒ Aveiro: EN224, Estarreja

À agência Lusa, a tenente-coronel Mafalda Gomes de Almeida salientou que a GNR está a “monitorizar e a acompanhar os protestos junto dos agricultores” para garantir a segurança de todos, adiantando que, até ao momento, não se registaram “quaisquer problemas”.

A tenente-coronel recordou também que existe uma parceria entre a GNR e a plataforma de tráfego Waze, que está a ser “atualizada ao minuto” com toda a informação de trânsito.

Segundo dia de protestos

Os agricultores paralisaram na quinta-feira importantes vias de norte a sul do país, incluindo fronteiras, com alguns dos movimentos a começarem a desmobilizar à noite, após garantias sobre os apoios anunciados pelo Governo.

O protesto foi organizado pelo Movimento Civil de Agricultores e juntou-se às manifestações que têm ocorrido noutros pontos da Europa.

Na quarta-feira, o Governo avançou com um pacote de ajuda aos agricultores, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que não travou os protestos agendados para esta sexta-feira.

Os agricultores portugueses reclamam a valorização do setor e condições justas.