Exclusivo

Sociedade

Novo fármaco aprovado na Europa para tratar insónias é "promissor" e "não causa dependência", mas a terapia continua a ser "mais importante"

Aprovado há meses na Europa, o daridorexant "não está associado a sintomas de tolerância, abstinência ou dependência". Também causará menos efeitos secundários do que os restantes fármacos utilizados no tratamento da insónia e "não provoca alterações na estrutura do sono". Os psiquiatras ouvidos pelo Expresso ressalvam, contudo, que os estudos sobre o fármaco "são limitados" e que a terapia continua a ser "a primeira linha" do tratamento

Elva Etienne/Getty Images

Desde há uns meses, está disponível na Europa um novo fármaco para tratar a insónia. O daridorexant, assim se chama, atua de uma forma que o distingue dos restantes medicamentos utilizados no tratamento deste problema. Ao bloquear a ativação dos recetores de orexina — um neurotransmissor que promove a vigília, contribuindo para que estejamos acordados — induz o sono. É o primeiro fármaco com este mecanismo de ação aprovado na Europa para tratar a insónia.