Um dos homens mais procurados do Reino Unido foi detido este sábado no aeroporto de Lisboa.
Alex Male, de 29 anos, foi intercetado pelos inspetores do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) após desembarcar de um voo proveniente de Istambul, Turquia, onde segundo o The Guardian lhe foi negada a entrada.
O britânico é suspeito de crimes de tráfico de droga, nomeadamente cocaína ketamina, no sudoeste de Inglaterra. Está também indiciado pelos crimes de branqueamento de capitais e conspiração para adquirir uma arma de fogo.
Alex Male foi adicionado à lista dos mais procurados no Reino Unido em janeiro. Tinha também um mandado de detenção internacional da Interpol emitido em seu nome.
No aeroporto de Lisboa apresentou-se com um documento de identificação emitido pelo Reino Unido que se revelou falso. O SEF recolheu dados biométricos que permitiram a sua identificação.
O britânico foi detido em julho de 2020 durante a Operação Venetic, que resultou também no encerramento o EncroChat. Este sistema de comunicações encriptadas era usado por grandes organizações de todo o mundo para planear e cometer crimes. Alex Male é suspeito de liderar um cartel que recorria ao EncroChat para comunicar entre si.
Estava em fuga desde dezembro de 2020, depois de não ter cumprido as medidas de coação que o obrigavam a permanecer em solo inglês. As autoridades britânicas pensavam que estaria em Espanha, na região de Marbella.
Alex Male está detido em Lisboa e aguarda extradição.