Exclusivo

Sociedade

João Pedro Matos Fernandes: “Vamos lançar um grande leilão eólico offshore”

A crise energética europeia levou o Governo a decidir acelerar a aposta nas eólicas no mar. Em entrevista ao Expresso, o ministro do Ambiente revela também que poderão ser dados este ano €360 milhões para apoiar a indústria face ao disparo da fatura da energia

Matos Fernandes tutela o Ambiente há 6 anos, um recorde de longevidade nesta pasta

A guerra vem demonstrar-nos a necessidade de sermos mais autossuficientes energeticamente. O que está a ser feito para o sermos?
Muito já foi feito, com 60% da eletricidade consumida a partir das renováveis. É essa aposta que temos que acelerar. No ano passado entraram em funcionamento 700 megawatts (MW) de [capacidade] solar, este ano estão previstos 1200 MW. Isso significa três centrais do Pego [a carvão]. Obviamente também tem de se multiplicar as soluções individuais e as comunidades energéticas, e isso está a acontecer. Temos a expectativa de no repowering [reequipamento] da eólica até ao final do próximo ano termos mais 500 MW. E é isso o que estamos a fazer, sendo que este é o momento para ao longo deste ano se lançar um grande leilão eólico offshore. Quando falamos de coisas de 1 gigawatt (GW) ou mais já não conseguimos fazer em terra, temos que fazer no mar.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.