Sociedade

Homem de 43 anos é a vítima mortal atropelada na A6 em acidente com carro oficial de Eduardo Cabrita

Segundo a GNR, as circunstâncias em torno deste acidente vão ser averiguadas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito de Évora.

O carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, estacionado no A6 no seguimento de um acidente que envolveu uma vitima mortal por atropelamento, Évora, 18 de junho de 2021
Paulo Cunha / Lusa

A pessoa que morreu esta sexta-feira atropelada na autoestrada A6 num acidente que envolveu o veículo onde seguia o ministro Eduardo Cabrita é um trabalhador de 43 anos que fazia a manutenção da via, revelaram as autoridades.

Fonte do Comando Territorial de Évora da GNR explicou à agência Lusa que o acidente, ocorrido "por volta das 13h" na A6 no Alentejo, vitimou esse homem de 43 anos que estava a executar "trabalhos de manutenção" da autoestrada.

"O corpo já foi transportado para o gabinete médico-legal de Évora", acrescentou a mesma fonte, explicando que o trânsito, nesse troço da A6 e no sentido em que aconteceu o sinistro, o de Évora - Lisboa, "foi condicionado para trabalhos de limpeza da via".

O acidente nesta autoestrada, que liga Marateca à fronteira do Caia, em Elvas (distrito de Portalegre), aconteceu ao quilómetro 77, no concelho de Évora, segundo a GNR.

Contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora disse que o alerta para o acidente rodoviário foi dado aos bombeiros às 13h14 e confirmou que a vítima mortal foi "um trabalhador" de uma empresa "que estava a fazer a manutenção da via".

O homem anda "foi assistido" mas "acabou por falecer no local", assinalou a mesma fonte do CDOS. Segundo a GNR, as circunstâncias em torno deste acidente vão ser averiguadas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito de Évora.

As operações de socorro mobilizaram 27 operacionais, apoiados por 12 veículos, incluindo meios dos bombeiros, GNR, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Brisa, concessionária da autoestrada.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna anunciou esta sexta-feira que uma pessoa tinha morrido atropelada na A6 num acidente envolvendo o carro que transportava o ministro Eduardo Cabrita.

"No regresso de uma deslocação oficial a Portalegre, a viatura que transportava o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sofreu um acidente de viação do qual resultou a morte, por atropelamento, de um cidadão na autoestrada A6", adiantou o MAI em comunicado.

Segundo o MAI, o acidente foi participado pela Guarda Nacional Republicana e "será naturalmente investigado, de acordo com os procedimentos em vigor".

O comunicado realçou ainda que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, lamenta profundamente o sucedido e apresenta sentidas condolências à família enlutada.