O chef português acompanhou a equipa durante a gravação do episódio da oitava temporada de “No Reservations”, que se dedicou inteiramente a Lisboa. Na altura, Avillez fez parte da organização, foram a vários restaurantes, mas também tiveram a oportunidade de se conhecer como pessoas, jantaram em família. “Desde logo, senti que tinha algo de génio, muito profissional e, quando as câmaras paravam de gravar, gostava de se divertir, mantinha uma pose seria e compenetrada. Era alguém cheio de cultura.”
“Era um chef de cozinha que ficou mais conhecido como divulgador da cozinha do mundo. Era um homem muito culto, um grande conhecedor de literatura e vai fazer-nos muita falta”, conta Avillez. “O Homem é mais importante do que o profissional. Vai deixar muita saudade.”
Anthony Bourdain foi encontrado morto esta sexta-feira em Estrasburgo, França. Aos 61 anos, o chef norte-americano ganhou notoriedade também como autor e apresentador de programas gastronómicos.
Quando os vemos juntos pela primeira vez, estão a comer. “Começamos pelo marisco e terminamos com um prego”, aconselhava o chef José Avillez ao chef Anthony Bourdain, que estava em Lisboa para conhecer a comida, a bebida, a cidade, os portugueses. “Lembro-me que quando cá esteve, eu estava bastante nervoso porque queria mostrar-lhe tudo e passar uma boa imagem da cidade”, recorda ao Expresso Avillez.