Durante anos à frente da operação da Endesa em Portugal, Nuno Ribeiro da Silva coordena hoje a estrutura que irá propor ao Governo um calendário e modelo para as concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão. O especialista, que também já foi secretário de Estado da Energia, fala ao Expresso de alguns dos desafios associados à mobilidade elétrica, que considera não ser a única solução de descarbonização. Burocracia, adaptação da rede e gestão futura dos custos da eletrificação da mobilidade estão entre os fatores a considerar. Mas a fiscalidade é outro assunto por resolver, que só ainda não se tornou um problema porque o peso dos carros elétricos no parque automóvel total é ainda diminuto.
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“Engarrafamento na infraestrutura de carregamento pode ameaçar o sucesso da mobilidade elétrica", diz Nuno Ribeiro da Silva
O ex-líder da Endesa e especialista em questões de energia diz que “a mudança dos combustíveis para uma nova energização da mobilidade não tem que ser toda elétrica”. Há que contar, por exemplo, com os combustíveis sintéticos. E fala da falta de confiança que ainda há face à logística de carregamento dos carros elétricos