Exclusivo

Música

Música: Quatro amores, quatro cidades e quatro mulheres nos “Contos de Hoffmann” no Met de Nova Iorque

No Met de Nova Iorque, e com transmissão em direto na Gulbenkian no passado dia 5, vimos uma complexa ópera-prima francesa com um protagonista ideal

Cena do III ato de “Les contes d’Hoffmann”, com Benjamin Bernheim no papel de protagonista
Karen Almond/Met Opera

Após compor quase uma centena de operetas, Jacques [Jacob] Offenbach (1819-80) optou por algo mais sério: uma ‘ópera fantástica’. Baseada na peça de Jules Barbier e Michel Carré “Les contes fantastiques d’Hoffmann” (1851) e com libreto do primeiro, a ópera reúne quatro histórias de amor do escritor e compositor E. T. A. Hoffmann (1776-1822) para criar um enredo faustiano com o autor no centro do drama. “Les contes d’Hoffmann” (1881) seria o canto do cisne-testamento de Offenbach (que morreu a meses da estreia, deixando as partes vocais praticamente completas e a orquestração por acabar).