Promover, incentivar e distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do sector em Portugal é o grande objetivo do PNT - Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa do Expresso e do BPI. As candidaturas para a 6.ª edição do PNT, nas áreas de Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável, que se mantém desde a primeira edição, são feitas exclusivamente online, na página do PNT, em www.premionacionalturismo.pt, e estão abertas até nova data: dia 7 de junho.
As candidaturas apresentadas nas diversas categorias serão de novo avaliadas pela Deloitte, por Comités Técnicos e por um Júri. A inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores. O PNT premeia empresas, projetos públicos e personalidades que se distingam nas cinco categorias definidas mas também reconhece quem se tenha destacado no último ano, em virtude do trabalho desenvolvido no setor, com o Prémio Personalidade.
Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel e o AgitÁgueda Art Festival foram premiados ex-aequo na categoria Turismo Autêntico, o Restaurante Razão por Octávio Freitas, na Madeira, foi vencedor na categoria Turismo Gastronómico, Único - Um projeto Este Oeste e Semear, em Lisboa, conquistou o prémio Turismo Inclusivo, o projeto Ultra Blue Island by Azores Trail Run ganhou na categoria de Turismo Inovador e, na categoria Turismo Sustentável AQUA+Hotéis - Água na medida certa e Boom Festival 2022 foram também vencedores ex-aequo.
A grande novidade do PNT 2023 foi a atribuição do Prémio Personalidade pela primeira vez e em substituição do Prémio Carreira. Luís Araújo, que exerceu a função de presidente do Turismo de Portugal entre fevereiro de 2016 e junho de 2023, foi o escolhido pelo Júri do PNT.
Recorde-se que em 2023, o prémio bateu o recorde de candidaturas, com um total de 768 distribuídas pelas cinco categorias.