Num setor cada vez mais competitivo e dinâmico, a aposta em novas soluções e elementos diferenciadores é cada vez mais um fator decisivo para fomentar o negócio turístico e distinguir os destinos.
A inovação ao nível dos produtos e serviços, modelo de negócio, comunicação, conectividade e gestão de recursos afigura-se como fundamental para aumentar o alcance da oferta turística nacional e potenciar o seu valor acrescentado, reforçando a contribuição do setor do Turismo para a economia nacional.
O turismo inovador é cada vez mais aquele que, para além de digital e tecnológico, é transformador e propõe alternativas que possam mostrar ao consumidor uma perspetiva diferente e original do que está acostumado, valorizando a experiência turística.
Nesta categoria pretende-se valorizar as experiências verdadeiramente diferenciadoras e disruptivas, quer ao nível da inovação no produto (novos conceitos ou soluções de oferta turística), quer no processo/modelo de negócio (comunicação, venda, fidelização, etc).
São assim elegíveis projetos que reinventam o conceito, a relação com os Consumidores e agilizam o acesso à experiência turística, bem como projetos de incremento do conhecimento, capacitação e eficiência no negócio, podendo estar associados às seguintes temáticas:
- a) Inovação ao nível da oferta turística e do modelo de negócio, incluindo experiências criativas e alternativas que permitam revitalizar as economias locais e diversificar a oferta turística do país e das regiões;
- b) Utilização do digital para a comunicação, distribuição e venda;
- c) Promoção de parcerias e de iniciativas de cross-selling;
- d) Utilização de ferramentas de Business Intelligence para a promoção do alcance e da eficiência do negócio.