O subsetor da restauração é um dos mais representativos, ao nível económico, e um dos pilares – a par do alojamento e da animação – onde assenta o desenvolvimento turístico regional. Este subsetor assume um papel muito relevante na construção da oferta turística.
Pretende-se, com esta categoria, premiar a estratégia das empresas de utilização, valorização e promoção da gastronomia regional e/ou local, destacando os principais fatores e iniciativas diferenciadoras, ao nível do conceito e da oferta gastronómica, face à restante oferta na região.
São valorizadas as iniciativas promotoras de fidelização do Consumidor. É relevada a existência de certificações e o feedback obtido por parte do Consumidor. Serão igualmente valorizados os projetos que promovam a sustentabilidade nos seus vários eixos, em particular ambiental (eficiência energética, economia circular, ente outras) e social.
Nesta categoria, são elegíveis projetos que podem estar associados às seguintes temáticas:
- a) Valorização de produtos endógenos, promovendo a gastronomia local e/ou regional;
- b) Promoção de uma oferta gastronómica diferenciadora;
- c) Iniciativas de fidelização do Consumidor;
- d) Contribuição para a sustentabilidade e (re)aproveitamento de recursos e desperdícios.
Esta categoria destina-se exclusivamente a projetos do subsetor da restauração, não obstante a possibilidade de projetos desse subsetor se candidatarem a outras categorias, caso o considerem mais adequado.