O mais recente boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que no segundo trimestre deste ano, as deslocações de residentes com destino ao estrangeiro cresceram 9,8%, totalizando 812,2 mil viagens, o que representa uma aproximação progressiva aos níveis de 2019, ficando apenas 1,9% abaixo dos valores pré-pandemia. “Lazer, recreio ou férias” são a principal motivação dos residentes para viajar (66,8%), refere a análise. Estes dados, mesmo sem os meses de verão, confirmam o crescimento já indiciado em 2022, ano em que as saídas para férias fora do país aumentaram 162,5%, com um total de 2,7 milhões de viagens. Com o aproximar das celebrações do fim de ano, os operadores estão confiantes em que os resultados de 2023 confirmem um novo recorde no número de portugueses que viaja em lazer para fora do país.
Em contraponto, apesar dos dados ainda não denunciarem uma quebra no turismo interno, cativar os nacionais a “fazer férias cá dentro” é um dos grandes desafios para o sector em 2024. O preço das férias é apontado como o fator decisivo, com o mercado português a sentir as dificuldades da atual conjuntura económica. Este verão “o alarme voltou a soar” com a diminuição das dormidas no Algarve, de 2,8% e 6,9%, em julho e agosto, respetivamente. “Constipação de verão”, segundo Pedro Costa Pereira, Presidente da Associação de Agências de Viagens e Turismo (APVAT), justificada pelo facto de os “portugueses de rendimentos baixos/médio-baixos não conseguirem fazer férias por ainda viverem os efeitos desiguais da inflação”.
A atração dos destinos exóticos
Pedro Costa Pereira confirma “a excelente procura para o estrangeiro, com preços competitivos, para Cabo Verde, Senegal, Caraíbas”, mas ressalva que “não foram estas pessoas que deixaram de ir para o Algarve, até porque o preço médio destas operações foi mais elevado que em anos anteriores”. Em sintonia, Nuno Mateus, diretor-geral da Solférias, um dos principais operadores turísticos em Portugal, confirma que “os portugueses estão a viajar mais para o estrangeiro e o crescimento é grande, a dois dígitos”. Com o aproximar da passagem de ano, que leva muitos portugueses a viajarem, o mesmo responsável está otimista quanto aos resultados neste segmento: “Em 2022, a venda de pacotes turísticos para fora já foi superior a 2019 e, em 2023, vai suplantar o ano passado”. Para estes resultados contribuíram destinos como Cabo Verde, República Dominicana, México, Zanzibar, Tunísia, Marrocos, Egito e Disney. Relativamente ao Fim de Ano, a empresa tem agendados 12 charters para Brasil, Cabo Verde e Madeira, e já conta com reservas para os voos fretados para a época de férias de 2024 em direção ao Senegal, Tunísia e Marrocos.
Viagens de residentes ao estrangeiro crescem e aproximam-se dos níveis de 2019
Mercado interno é crítico
Sobre o mercado doméstico, Nuno Mateus reconhece “grande peso” à Madeira, Porto Santo e Açores, que “estão a crescer e são destinos fáceis de vender”, ao contrário do continente, onde o Algarve assume preponderância no volume de negócios, com a agravante de “comparado com outros destinos de praia, ser mais barato ir para fora”.
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), identifica “um fenómeno circunscrito temporal e espacialmente ao mês de agosto e ao Algarve”, que significaram uma queda das dormidas e dos hóspedes nacionais de 15,5% relativamente a 2019, e 10,8% face a 2022. “Esta diminuição verificou-se apenas na hotelaria e os proveitos subiram substancialmente porque houve uma mudança nos mercados emissores”. Garantindo que “o cabaz de mercado na hotelaria, com 60% turistas internacionais, não denota mudança de padrão, apesar da quebra no mercado nacional”, Cristina Siza Vieira considera que “o mercado português continua a ser crítico” e está longe de “ser perdido”. Destacando a região Norte, com mais 8,9% nos hóspedes e 15% nas dormidas em agosto deste ano, a responsável conclui que o sector está a alinhar-se para “desconcentrar e diminuir a sazonalidade”.
Segundo o INE, agosto foi também o melhor mês de sempre para a atividade turística na região Centro. Foram registadas 1,193 milhões de dormidas, das quais 57,3% de residentes. Ainda assim, “a possibilidade de mais portugueses poderem escolher o estrangeiro é uma preocupação”, reconhece Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que está, neste momento, a “estruturar produtos turísticos, diversificar a oferta, qualificar pessoas e infraestruturas e acrescentar valor ao destino, sempre com o propósito de aumentar a atratividade, junto do mercado interno”.
5ª edição do Prémio Nacional de Turismo
O QUE É
O Prémio Nacional de Turismo (PNT) distingue empresas, projetos públicos e personalidades, em cinco categorias: Turismo Autêntico, Turismo Inclusivo, Turismo Gastronómico, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Para 2023 há uma novidade: o Prémio Personalidade, que substitui o Prémio Carreira.
FINALISTAS 2023
Turismo Autêntico:
- AgitÁgueda — Art Festival
- Areias do Seixo Villas
- Grande Rota das Montanhas Mágicas
- Lava Homes
- Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel
Turismo Inclusivo:
- HVB+ Inclusão
- InclusivTUR — Alentejo Central
- New Life Portugal — Wellness Retreat & Mindfulness Centre
- Praia Fluvial de Alqueva
- Único — Um projeto Este Oeste e Semear
Turismo Gastronómico:
- Al Sud Palmares
- Arrebita Portugal
- Cervejaria Trindade
- Coimbra Região Gastronómica
- Razão Restaurante por Octávio Freitas
Turismo Inovador:
- Aplicação Geonatour
- Escala25
- Quinta das Minas da Recheira
- Spinach Tours
- Ultra Blue Island By Azores Trail Run
Turismo Sustentável:
- AQUA+ Hotéis
- Boom Festival 2022
- Certificação da Região Autónoma da Madeira como Destino Turístico Sustentável
- Socalco Nature Calheta
- Neya Porto Hotel
ENTREGA DE PRÉMIOS
- A entrega de prémios da 5ª edição do PNT — Prémio Nacional de Turismo decorre no final de novembro. Saiba mais em premionacionalturismo.pt
PRÉMIO NACIONAL DE TURISMO
O Expresso e o BPI, em parceria com o Turismo de Portugal e a Deloitte, promovem pelo quinto ano consecutivo o Prémio Nacional de Turismo (PNT), uma iniciativa para incentivar e distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do sector.
Textos originalmente publicados no Expresso de 3 de novembro de 2023