Exclusivo

Europeias 2024

BE e IL disputam eleitores: liberais acusam BE de ser “eurosonso”, bloquistas dizem que Cotrim ajudou a vender vistos gold

Com apenas dois dias de campanha eleitoral, já há partidos em confrontos diretos. A Iniciativa Liberal acusou o Bloco de Esquerda de ser “eurosonso” na defesa da Ucrânia, Catarina Martins não tardou a apontar o dedo a Cotrim de Figuredo pelo envolvimento na venda de vistos gold a “oligarcas russos”

Rui Valido/ TVI
Bastou um dia na estrada para que a luta eleitoral entre a Iniciativa Liberal (IL) e o Bloco de Esquerda (BE) para as europeias se fizesse notar. Depois dos confrontos nos debates televisivos entre os cabeças de lista, os dois partidos levaram a rivalidade para a campanha eleitoral com os seus líderes. Logo no primeiro dia, Rui Rocha acusou os bloquistas de terem um discurso “sonso” quanto à guerra na Ucrânia por responsabilizarem a União Europeia em vez da Rússia pela falta de caminhos para a paz: “Lembro-me bem nos debates como Catarina Martins, numa intervenção sobre a questão da Ucrânia, punha toda a responsabilidade na Europa. A Europa não fez, a Europa não assegurou, a Europa não disse, a Europa não interveniu. E sobre Putin, nada. Como se Putin não tivesse nenhuma responsabilidade nesta matéria? Não sejam sonsos”, atirou Rui Rocha, no primeiro jantar-comício da campanha, em Lisboa.